• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 18:28:01 -03

    Furacão Matthew perde força; 1,1 milhão estão sem energia na Flórida

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    07/10/2016 18h17

    O furacão Matthew foi rebaixado da categoria 3 para 2 na tarde desta sexta-feira (7), informou o Centro Nacional de Furacão, em Miami, enquanto a tempestade passava ao largo da Flórida com ventos de até 195 km/h.

    Cerca de 1,1 milhão de moradores estão sem energia elétrica. A cidade de Jacksonville, no nordeste do Estado, pode enfrentar sérias inundações, afirmou o governador Rick Scott, que nesta quinta (6) classificou Matthew como "monstro" e havia pedido: "Não vão à praia. Isso vai matar vocês".

    Devido ao furacão, o presidente Barack Obama declarou emergência em três Estados: Flórida, Carolina do Sul e Carolina do Norte. O Matthew deve chegar à costa da Carolina do Sul neste sábado (8).

    Companhias aéreas cancelaram mais de 1.500 voos no período, segundo o site Flight Aware. Todos os parques de diversão de Orlando foram fechados nesta sexta.

    Veja os caçadores de furacão em ação

    Nenhum dano significativo foi reportado nas cidades do sul da Flórida, onde a tempestade derrubou árvores e afetou linhas de energia.

    São justamente esses poucos danos que preocupam o diretor do Fema (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências), Craig Fugate, já que eles podem dar a falsa sensação de segurança para moradores da costa norte.

    "As pessoas não devem olhar para os estragos que elas veem e dizer que não é tão ruim", disse Fugate à rede NBC.

    O Serviço Meteorológico Nacional afirmou que pode ser a pior tempestade a atingir o norte da Flórida em 118 anos. O Matthew, que deixou mais de 800 mortos no Haiti e quatro na República Dominicana, foi o pior furacão no Caribe em uma década.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024