• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 00:26:20 -03

    eleições nos eua

    Trump usa Twitter para compartilhar acusação de estupro contra Bill Clinton

    DE SÃO PAULO

    09/10/2016 13h18

    James Robinson/PennLive.com/AP
    Candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump
    Candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump

    Após ter sua campanha abalada pela revelação de gravações em que faz afirmações sexistas, o candidato republicano Donald Trump usou sua conta no Twitter para compartilhar uma nova entrevista de Juanita Broaddrick.

    Em 1999, Broaddrick acusou o ex-presidente Bill Clinton de tê-la estuprado 20 anos atrás. No vídeo publicado agora pelo site site Breitbart News, ela reitera suas acusações e dá detalhes de como a ação teria ocorrido de modo emotivo.

    Publicada às 10h17, a postagem de Trump tinha cerca de 12.800 curtidas e 8.900 compartilhamentos às 12h50, no horário de Brasília.

    Ela pode indicar a estratégia de ataque que o candidato utilizará durante o debate presidencial com Hillary Clinton que acontecerá neste domingo (9).

    O segundo encontro cara a cara entre os dois será em Saint Louis, Estado de Missouri (meio-oeste), às 22h de Brasília.

    ESCÂNDALO

    No vídeo de 2005 que inflamou a corrida norte-americana, o republicano faz comentários obscenos sobre mulheres, dizendo que podia beijar, agarrar e fazer "qualquer coisa" com elas.

    "Quando você é uma estrela, elas deixam. Pegue-as pela xoxota", disse Trump nos bastidores de um programa de TV.

    Após o escândalo, ao menos sete senadores e seis deputados republicanos pediram a desistência de Trump, entre eles John McCain (que perdeu para Barack Obama em 2008) e Mitt Romney (derrotado por Obama em 2012).

    Apesar da repercussão negativa, Trump afirmou ao jornal "The Washington Post" (o mesmo que divulgou as gravações) que nunca desistiria de nada na vida e que sua candidatura está mantida.

    Em sua defesa, Trump ainda acusou o ex-presidente Bill Clinton de ter abusado de mulheres, e Hillary de "ameaçar intimidar e atacar as vitimas" do marido.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024