• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 05:20:27 -03

    eleições nos eua

    Após deserções em sua base de apoio, Donald Trump ataca republicanos

    DE SÃO PAULO

    11/10/2016 22h03

    Sob pressão desde o fim de semana, quando foi divulgado um vídeo em que fazia comentários machistas, o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, agravou sua relação com o partido que representa na eleição.

    Em uma série de declarações públicas, ele atacou lideranças do partido, ameaçando mergulhar a legenda em um conflito que pode implodir sua base de apoio a menos de um mês da votação.

    Depois de enfrentar uma avalanche de críticas e deserções, Trump disse que não está "acorrentado" e passou esta terça-feira (11) criticando os republicanos "desleais".

    Fotomontagem/AFP Photo
    O presidente da Câmara dos EUA, Paul Ryan (à esq.), e o candidato republicano à Presidência, Donald Trump
    O presidente da Câmara dos EUA, Paul Ryan (à esq.), e o presidenciável republicano, Donald Trump

    Segundo ele, seus companheiros de partido são mais difíceis do que a sua rival democrata, Hillary Clinton. "Eles veem de todos os lados", disse. "Eles não sabem vencer —eu vou ensiná-los."

    A reação mais forte do candidato foi contra o presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, que um dia antes disse que não defenderia Trump nem faria campanha para o empresário.

    "É difícil se sair bem quando Paul Ryan e outros dão apoio zero!", escreveu Trump, que ainda chamou Ryan de "fraco e ineficiente" como líder do partido na Câmara.

    O candidato republicano também atacou o senador John McCain, candidato à Presidência em 2008, que retirou seu apoio a Trump no fim de semana.

    Para o jornal "The New York Times", as declarações podem indicar que Trump pretende responsabilizar seus companheiros de legenda, caso seja derrotado na eleição de novembro.

    Segundo o bilionário, os democratas são "muito mais leais uns aos outros do que os republicanos".

    "É tão bom que finalmente os grilhões foram retirados, e agora posso lutar pelos EUA do jeito que eu quero", disse.

    A candidatura de Trump expôs as divisões do Partido Republicano desde o início das primárias. Mesmo assim, líderes da legenda têm tentado evitar uma "guerra civil" antes das eleições.

    A preocupação de alguns dos políticos mais tradicionais é que os comentários sexistas de Trump possam manchar o partido por uma geração.

    Sua campanha, marcada por controvérsias, mergulhou numa crise com a divulgação de vídeo de 2005 em que ele se vangloria de "poder fazer qualquer coisa" sexualmente com as mulheres.

    O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse nesta terça que os comentários de Trump constituem abuso sexual.

    Apesar de Ryan e outros republicanos terem abandonado a campanha de Trump, o candidato nega que possa abandonar a corrida eleitoral. E ainda tem apoio no partido.

    O presidente do Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês), Reince Priebus, por exemplo, deixou claro aos membros da entidade desde segunda (10) que o RNC, o braço da liderança e da arrecadação do partido, ainda apoia Trump.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024