• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 06:35:21 -03

    Após suspender diálogo, EUA e Rússia anunciam encontro para discutir Síria

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    12/10/2016 16h04

    O secretário de Estado americano, John Kerry, vai se encontrar com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, no próximo sábado (15) em Lausanne, na Suíça, para discutir a crise na Síria.

    O encontro, anunciado nesta quarta-feira (12) por Moscou, foi confirmado pelo Departamento de Estado dos EUA. Também participarão os chanceleres de Turquia, Arábia Saudita, Qatar e Irã.

    Kerry havia suspendido conversas com a Rússia na semana passada, em meio a mais uma ofensiva de bombardeios realizados por Moscou em apoio ao ditador sírio, Bashar al-Assad.

    Ameer Alhalbi/AFP Photo
    Moradores caminham por escombros no distrito de Fardous, em Aleppo, atingido por bombardeios nesta quarta (12)
    Moradores caminham por escombros no distrito de Fardous, em Aleppo, atingido por bombardeios

    França e Estados Unidos vêm pressionando Moscou para que aceite um cessar-fogo na cidade de Aleppo, no norte da Síria. Além disso, têm se esforçado para que o Tribunal Penal Internacional inicie uma investigação sobre crimes de guerra cometidos na Síria pelo regime de Assad e pela Rússia.

    O presidente russo, Vladimir Putin, cancelou nesta terça (11) uma visita que faria na próxima semana a Paris por divergências com o governo francês sobre a crise na Síria.

    ALEPPO

    Ao menos 25 pessoas morreram nesta quarta após bombardeios em Aleppo, 15 deles em um mercado no distrito de Fardous. O Exército sírio nega que tenha civis como alvo.

    Foi o segundo dia de intensos ataques aéreos em áreas da cidade controladas pelos rebeldes opositores do regime de Assad.

    De acordo com a ONG britânica Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que monitora o conflito, 55 pessoas morreram nas últimas 48 horas no leste de Aleppo, principal área sob controle rebelde na cidade. Bombardeios dos rebeldes mataram quatro pessoas em áreas controladas pelo regime.

    Mais de 300 mil pessoas morreram na guerra civil na Síria desde o início do conflito, em 2011, segundo estimativas do observatório.

    CERCO A ALEPPORegime sírio cerca área tomada por rebeldes
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024