• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 15:52:52 -03

    eleições nos eua

    Mais duas mulheres relatam assédio sexual da parte de Donald Trump

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE NOVA YORK

    14/10/2016 16h41 - Atualizado às 20h43

    Novas mulheres acusaram Donald Trump de assédio sexual, entre elas uma ex-participante do reality que o presidenciável republicano apresentou até 2015, "O Aprendiz".

    Summer Zervos, 41, que participou do programa em 2006, convocou coletiva de imprensa para contar sobre um almoço com Trump para discutir uma oportunidade de emprego.

    Ele teria agarrado seu ombro, posto a mão em seu peito e "muito agressivamente" tentado beijá-la à força.

    Sara D. Davis/Getty Images/AFP Photo
    Trump fala em comício em Greensboro, na Carolina do Norte; ele criticou a imprensa e chamou jornalistas de 'lobistas
    Trump fala em comício em Greensboro, na Carolina do Norte; ele voltou a criticar a imprensa

    O empresário refuta a versão e, por comunicado, diz que mal lembra de Zervos, que todavia "continuou a me contatar atrás de ajuda, mandando e-mail para meu escritório em 14 de abril, pedindo que visitasse seu restaurante na Califórnia".

    Kristin Anderson, 46, relatou ao "Washington Post" que estava no sofá de uma boate de Nova York, nos anos 1990, quando um homem tocou sua vagina por baixo da saia.

    Empurrou a mão do homem e, quando viu aquele rosto, reconheceu na hora. "Quero dizer, ninguém mais tem aquelas sobrancelhas."

    Trump negou e disse que a história não era coerente, pois jamais estaria sozinho num clube nos anos 1990.

    Os relatos se somam a outros que acusam o candidato de tentativas forçadas de beijo e outros abusos.

    Trump diz que a mídia cria um "teatro de absurdos" com denúncias "totalmente fabricadas". Também questiona por que elas só vieram à tona a três semanas da eleição. Ele também deu a entender que uma das mulheres, hoje com 74 anos, não era "digna" de ser abusada. "Quando vocês viram aquela mulher horrível, disseram, 'acho que não!'."

    Ele afirmou ainda que continuará a falar no assunto, apesar de sua campanha considerar suicídio eleitoral insistir no caso. "Meu pessoal sempre diz, não fale disso, fale da economia. Mas sinto que preciso falar, porque você precisa contestar quando alguém diz algo."

    VÍDEO

    As acusações surgem poucos dias após a divulgação de um vídeo feito em 2005 em que Trump diz, sem saber que estava sendo gravado, que por ser "uma estrela" pode fazer "qualquer coisa" com mulheres.

    "Você sabe, eu sou automaticamente atraído pela beleza —eu simplesmente começo a beijá-las. É como um ímã. Somente beijo. Eu nem espero", diz Trump na gravação. "E quando você é uma estrela, elas deixam você fazer isso. Você pode fazer qualquer coisa."

    "Pegue-as pela xoxota. Você pode fazer qualquer coisa", afirma no vídeo.

    'FALA SÉRIO'

    Nesta sexta (14), o presidente Barack Obama ironizou a tentativa de Trump de acusar a rival democrata de estar no centro de uma conspiração das elites globais contra a classe trabalhadora.

    "Esse é um cara que passou todo o tempo tentando convencer as pessoas que ele era a elite global... e voando para todo lado, e que só tinha tempo para celebridades", disse Obama. "De repente, ele vai ser o defensor dos trabalhadores?"

    "Fala sério", emendou Obama.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024