• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:55:44 -03

    eleições nos eua

    Renan avalia que eleição de Trump não afeta relação dos EUA com Brasil

    DÉBORA ÁLVARES
    DE BRASÍLIA

    09/11/2016 19h32

    O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cumprimentou, no fim da tarde desta quarta-feira (9), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

    O peemedebista avaliou que a surpreendente vitória do republicano sobre a adversária democrata, Hillary Clinton, foi "absolutamente" e não vai afetar as relações do país com o Brasil.

    "O Brasil está preparado para ter uma relação institucional cada vez mais qualitativa. Aproveito a oportunidade para, em nome do Parlamento brasileiro, cumprimentar o presidente eleito", afirmou Renan.

    Mais cedo, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, desejou a Trump "um bom governo" e que sua eleição "ajude a retomar o crescimento da economia global". "É cedo para avaliar. O comportamento dos mercados, hoje pela manhã, foi razoavelmente tranquilo", disse.

    O ministro José Serra (Relações Exteriores) também comentou a vitória do republicano mais cedo e disse esperar que o "jogo" do republicano seja melhor que o "treino", em referência a promessas polêmicas que o bilionário fez durante sua campanha.

    "Agora, tendo o resultado da eleição, vamos olhar os interesses do nosso país e fazer votos para que ele [Trump] se saia bem e abra posições positivas em relação ao mundo e ao Brasil", declarou Serra. Três meses atrás ele chegou a dizer que uma vitória de Trump seria um "pesadelo".

    O presidente Michel Temer disse em entrevista que a vitória do bilionário "não mudaria em nada" a relação com o Brasil. Ele enviou um telegrama a Trump em que desejou "pleno êxito" a ele e disse estar certo de que os dois países trabalharão juntos para estreitar "laços de amizade e cooperação".

    Trump é o 45º presidente dos EUA. Ele derrotou Hillary numa vitória que, até a linha de chegada, contrariou a maioria das pesquisas eleitorais. O republicano será o primeiro presidente dos Estados Unidos sem uma carreira política.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024