• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:30:39 -03

    Obama e Putin se encontram durante reunião da Apec no Peru

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    20/11/2016 15h52

    Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram neste domingo (20) durante a reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Lima, no Peru. Os dois conversaram rapidamente sobre a situação da Síria e da Ucrânia,

    "O presidente instou o presidente Putin a cumprir os compromissos assumidos pela Rússia nos termos dos acordos de Minsk, sublinhando o compromisso dos EUA e dos nossos parceiros com a soberania da Ucrânia", disse uma fonte da Casa Branca.

    AFP
     This handout photo taken on November 20, 2016 and released by the official APEC Peru 2016 organisation shows US President Barack Obama (2nd L) shaking hands with Russia's President Vladimir Putin (R) as they attend the first APEC Leaders' Retreat on the final day of the Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) Summit in Lima. Asia-Pacific leaders are expected to send a strong message in defense of free trade on November 20 as they wrap up a summit that has been overshadowed by US President-elect Donald Trump's protectionism. / AFP PHOTO / APEC PERU 2016 AND AFP PHOTO / STR / -----EDITORS NOTE --- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / APEC PERU 2016 " - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
    Obama e Putin se encontram durante reunião da Apec no Peru

    Obama enfatizou a necessidade de os chanceleres dos dois países "continuarem a buscar iniciativas, junto com a comunidade internacional, para diminuir a violência e aliviar o sofrimento do povo sírio", disse o funcionário.

    Os líderes das 21 economias da Apec iniciaram no domingo seu último encontro com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para discutir os desafios da economia global.

    A reunião chegou ao fim com a adoção de uma declaração final reiterando o compromisso dos países de ambos os lados do Pacífico para continuar a sua integração econômica através da remoção de barreiras comerciais.

    Os líderes da Apec se comprometem a "manter abertura de mercados e a luta contra todas as formas de protecionismo", que fragiliza o comércio e "desacelera a recuperação internacional".

    Os membros da Apec, beneficiados pela globalização, representam 60% do comércio mundial e 40% de sua população. Os países se comprometem ainda a não desvalorizar suas moedas e a trabalhar pela criação a longo prazo de uma Área de Livre Comércio Ásia-Pacífico.
    Também expressaram preocupação com "a crescente oposição à globalização" nos Estados Unidos e Europa.

    AMEAÇA TRUMP

    Encerrando sua última viagem oficial ao exterior, Obama pediu que o mundo não tire conclusões negativas sobre Donald Trump.

    Na última parada de uma turnê internacional de despedida que incluiu Grécia e Alemanha, Obama deu continuidade a seus esforços para acalmar o nervosismo desde que o republicano Trump venceu a democrata Hillary Clinton na corrida presidencial norte-americana.

    "Minha principal mensagem a vocês... e a mensagem que dei na Europa é que não suponham o pior", disse.

    "Esperem até que a administração esteja em andamento, até que esteja de fato montando suas políticas, e aí vocês podem fazer seus julgamentos sobre se são ou não consistentes com o interesse da comunidade internacional em viver em paz e prosperidade juntos", disse Obama.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024