• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 01:49:10 -03

    Terror na Europa

    Polícia francesa frustra novo atentado e prende sete pessoas

    DA AFP

    21/11/2016 09h14

    A polícia francesa frustrou "um novo atentado" com a prisão de sete pessoas em Estrasburgo (nordeste) e Marselha (sudeste), anunciou nesta segunda-feira o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

    Sete pessoas, com idades entre 29 e 37 anos, de nacionalidade francesa, marroquina e afegã, foram detidas durante esta operação antiterrorista realizada na noite de sábado depois de uma investigação de "mais de oito meses", detalhou o ministro.

    Patrick Kovarik/AFP PHOTO
    Ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, durante lançamento da campanha pelo fim do jihadismo no país, neste mês
    Bernard Cazeneuve em evento pelo fim do jihadismo no país, neste mês

    Seis dos suspeitos não eram conhecidos dos serviços de inteligência e o sétimo, um marroquino, era visado por outro país.

    Esta operação de vários meses permitiu "frustrar uma ação terrorista planejada há muito tempo em nosso território", assinalou o ministro do Interior.

    A polícia prendeu cinco pessoas vinculadas a esta mesma rede em 14 de junho de 2016, alguns dias antes do início da Eurocopa de futebol, enfatizou o ministro.

    A investigação, em mãos do procurador de Paris, deverá "determinar os respectivos papéis das pessoas detidas e estabelecer se o atentado frustrado seria um ataque coordenado simultâneo contra vários lugares do território", declarou Cazeneuve.

    A França enfrenta uma ameaça extremista sem precedentes. Em novembro de 2015, 130 pessoas morreram em atentados coordenados em Paris e em julho de 2016, 86 perderam a vida de um ataque em Nice, na Côte d'Azur francesa.

    Desde início do ano, 418 pessoas vinculadas a redes terroristas foram presas na França, acrescentou o ministro.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024