• Mundo

    Thursday, 18-Apr-2024 10:56:41 -03

    Papa torna permanente poder de padres de perdoar 'pecado do aborto'

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    21/11/2016 10h13

    O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (21) que todos os padres poderão absolver o "pecado do aborto", tornando permanente uma medida temporária que foi instituída para o Jubileu da Misericórdia, que se encerrou neste domingo (20).

    "Para que nenhum obstáculo se interponha entre o pedido de reconciliação e o perdão de Deus, de agora em diante concedo a todos os sacerdotes, em razão de seu ministério, a faculdade de absolver a quem tenha procurado o pecado do aborto", escreveu o papa em uma carta apostólica.

    Tiziana Fabi/Reuters
    Papa Francisco fecha a Porta Sagrada para marcar o fim do Jubileu católico, neste domingo (20)
    Papa Francisco fecha a Porta Sagrada para marcar o fim do Jubileu católico, neste domingo (20)

    Antes do Jubileu da Misericórdia, apenas bispos ou sacerdotes especialmente designados para esse fim podiam conceder a absolvição por um aborto.

    A mudança ganha importância quando se considera que a Igreja Católica inclui o aborto numa restrita lista de crimes particularmente graves, que provocam a excomunhão automática. Isso significa que, quando uma mulher faz um aborto, ela já se encontra, em virtude do próprio ato e sem necessidade de julgamento ou declaração, excomungada.

    Só o perdão de uma autoridade da igreja pode trazê-la de volta à comunidade de católicos. Com a nova determinação, isso fica mais acessível.

    Em um documento no ano passado, Francisco descreveu o "calvário existencial e moral" enfrentados pelas mulheres grávidas que sofreram aborto e disse que "conheceu muitas mulheres que levavam em seu coração a cicatriz dessa decisão angustiante e dolorosa".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024