• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 09:07:12 -03

    eleições nos eua

    Trump diz que milhões votaram 'ilegalmente' nos democratas

    DE SÃO PAULO

    28/11/2016 14h28 - Atualizado às 17h26

    O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "milhões de pessoas votaram ilegalmente" no pleito de 8 de novembro.

    Contrariando as pesquisas de intenção de voto, Trump venceu sua rival democrata, Hillary Clinton, por ampla vantagem no Colégio Eleitoral, sistema de voto indireto dos EUA. A ex-secretária de Estado, que reconheceu prontamente sua derrota, ficou mais de 2 milhões de votos à frente do republicano no voto popular.

    "Além da minha vitória esmagadora no Colégio Eleitoral, eu ganhei no voto popular se você descontar os milhões de pessoas que votaram ilegalmente", afirmou Trump neste domingo (27) em publicação no Twitter.

    Além disso, o magnata acusou a mídia americana de evitar fazer coberturas sobre supostas "fraudes eleitorais sérias em Virgínia, New Hampshire e Califórnia", Estados em que Hillary venceu.

    As declarações de Trump ocorrem após o Partido Verde, com apoio do Partido Democrata, pedir a recontagem dos votos em Wisconsin, Estado onde o republicano venceu com uma pequena vantagem.

    O Partido Verde suspeita que o sistema de votação eletrônico de Wisconsin possa ter sido manipulado em favor do magnata.

    Quase três semanas após as eleições, o Estado de Michigan concluiu nesta segunda-feira (28) a contagem de votos, confirmando a já esperada vitória de Trump. O Partido Verde pretende pedir recontagem de votos também em Michigan e na Pensilvânia.

    Trump afirmou em comunicado considerar o pedido de recontagem de votos "uma fraude".

    Ao longo da campanha, o republicano alertou diversas vezes que as eleições seriam fraudadas e se recusou a dizer que aceitaria o resultado das urnas caso fosse derrotado.

    Na época, apoiadores de Hillary —então favorita a ocupar a Casa Branca—, afirmaram que as declarações de Trump manchavam a democracia dos EUA.

    Como funcionam as eleições americanas

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024