• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:49:57 -03

    Produtor de cinema de Hollywood Steven Mnuchin é indicado ao Tesouro

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE NOVA YORK

    30/11/2016 02h00

    A secretaria do Tesouro nas mãos de um financiador de Hollywood sem experiência política, a de Saúde sob a guarda de um deputado que ojeriza Obamacare e aborto, e a de Transportes aos cuidados de uma sinoamericana que serviu oito anos na gestão George W. Bush.

    Essas são as três novas indicações do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, que ainda precisam ser ratificadas pelo Senado.

    Sam Hodgson-15.nov.2016/The New York Times
    FILE — Steven Mnuchin, the national finance chairman for Donald Trump’s presidential campaign, at Trump Tower in Manhattan, Nov. 15, 2016. Mnuchin, a former Goldman Sachs partner and hedge fund founder, is expected to be named Donald Trump’s nominee for Treasury secretary, according to reports on Nov. 29. (Sam Hodgson/The New York Times
    O investidor de Hollywood Steven Mnuchin, favorito para assumir Tesouro dos EUA

    Steven Mnuchin, único nome não oficializado pela equipe de transição, era dado como certo pela mídia americana na noite de terça (29). Diretor financeiro da campanha de Trump, ele trabalhou por 17 anos no Goldman Sachs, um dos pivôs para a recessão mais forte no país desde 1929.

    Ele deixou o banco em 2002, antes de a crise estourar. Valia então US$ 46 milhões, segundo o "Wall Street Journal".

    Como Trump, Mnuchin já doou para democratas no passado, de Hillary Clinton a Barack Obama. Ele tem ainda uma produtora por trás de filmes como "Avatar" e "Esquadrão Suicida".

    SAÚDE

    Em 2017, o orçamento anual de mais de US$ 1 trilhão para a Saúde estará sob supervisão de um homem que chama o Obamacare de "fracasso" e o aborto de "bárbaro".

    Tom Price, escolha para chefiar a área, é deputado por Geórgia desde 2004 e cirurgião ortopédico. Sua indicação frustra esperanças de Barack Obama em preservar ao menos parte de sua lei de reforma de saúde, de 2010.

    Um ano antes, Price a havia descrito como intervenção estatal "sufocante". Obama rebateu: "Se você diz, 'podemos dar seguro a todos os americanos, e não custará um tostão', apenas não é verdade". Num país sem sistema público de saúde, a lei obriga todo cidadão a ter seguro –o governo dá subsídios a quem não pode bancar um.

    Trump passou a campanha atacando o Obamacare. Eleito, disse "gostar muito" de duas regras dele: a garantia de cobertura a pacientes com condições preexistentes e a inclusão de filhos de até 26 anos no plano dos pais.

    Com Price, reforça a ideia de que o Obamacare irá para a lata de lixo em seu governo.

    Em geral, republicanos zelam por um Estado que não se intrometa na vida de seus cidadãos. Há anos Price propõe alternativas à lei, como conceder créditos fiscais para a aquisição de seguros.

    Ele também quer mudanças no Medicare, seguro gerido pelo governo para pessoas acima de 65 anos ou com certas doenças. Está em sintonia com o presidente da Câmara, Paul Ryan, favorável à privatização do programa.

    Filiado ao Tea Party, Price também tem na mira a Planned Parenthood, rede de clínicas pró-aborto. Por anos de votos contra a prática, o congressista pontuou 100% de aprovação no Comitê Nacional do Direito à Vida.

    TRANSPORTES

    Nascida em Taiwan, Elaine Chao é a terceira mulher indicada para formar o primeiro escalão do governo Trump. Ela foi secretária do Trabalho de 2001 a 2009, no governo George W. Bush.

    Seu nome levanta dúvidas de quão sério Trump falava quando, na campanha, prometeu "drenar o pântano", referência aos "poderosos" de Washington.

    Chao é casada com o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, e parte do establishment que o empresário diz desprezar. Ela também faz parte do conselho de diretores do Wells Fargo, um dos grandes bancos americanos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024