• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 12:48:41 -03

    a morte de fidel

    Cuba é o único Estado socialista da América; saiba mais sobre o país

    DE SÃO PAULO

    26/11/2016 04h14

    Cuba está localizada na região do Caribe, no continente americano. Além de Cuba, o Caribe é formado pelo mar do Caribe, as suas ilhas e Estados insulares. A área também é conhecida como Antilhas (Índias Ocidentais).

    Os territórios que compõem a região são ilhas conhecidas por seu potencial turístico e beleza natural. As temperaturas são altas durante quase todo o ano na região –alvo constante de furacões, tempestades tropicais e ciclones, principalmente de julho a novembro.

    Além de Cuba –atualmente o único Estado socialista da América– o Caribe inclui países como Haiti e República Dominicana, além de colônias britânicas, como Anguilla. A baía de Guantánamo, situada no extremo oriente da ilha de Cuba, é território dos Estados Unidos, onde está situada a base militar norte-americana de mesmo nome.

    Muitos cubanos que tentam fugir de Cuba e são capturados antes de pisar em solo dos EUA, além de suspeitos de envolvimento com terrorismo, estão detidos em Guantánamo.

    SOCIALISMO

    A República de Cuba é atualmente o único Estado socialista da América, desde a Revolução Cubana, que triunfou em 1959.

    Sua história é marcada pela chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492, quando grande parte da população indígena nativa foi eliminada, principalmente durante o período em que a ilha foi colônia espanhola, de 1492 a 1898. Durante esse período, muitos escravos foram trazidos da África para trabalhar nas plantações de café e açúcar.

    Cuba deixou de ser colônia espanhola em 1898, quando houve a guerra entre Espanha e Estados Unidos. Até 1902, Cuba foi dependente dos EUA, mas após essa data passou 31 anos como protetorado norte-americano. Em 1933, um golpe militar liderado por Fulgêncio Batista (1933-59) derrubou a ditadura de Geraldo Machado.

    Fidel Castro liderou uma revolta que triunfou em 1959, derrubando a ditadura de Batista, e a partir de então assumiu o comando do país. A revolução comunista cubana recebeu apoio da União Soviética até o fim dos anos 80.

    Desde o início dos anos 1990, Cuba se encontra em uma crise econômica decorrente do fim da ajuda soviética e do embargo econômico norte-americano à ilha, vigente desde 1961. A economia cubana é dependente do turismo, já que o país tornou-se destino de estrangeiros, principalmente europeus, que visitam o país durante o ano inteiro.

    Saiba mais sobre Cuba:

    Nome: República de Cuba

    Capital: Havana

    Divisão: 15 Províncias e um município especial; Artemisa, Camaguey, Ciego de Avila, Cienfuegos, Cidade de Havana, Granma, Guantanamo, Holguin, Ilha da Juventude, Havana, Las Tunas, Matanzas, Pinar del Rio, Sancti Spiritus, Santiago de Cuba, Villa Clara

    População: 11.075.244 (estimativa para julho de 2012)

    Área: 110.860 km2

    Idioma: espanhol

    Moeda: peso cubano e peso conversível

    Religião: maioria católica e minorias protestante, testemunha de Jeová, judaica, santeria (similar ao candomblé) e outras religiões de origem africana

    Forma de governo: Estado comunista

    Posição no IDH: 51º (o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista, e o Brasil está na 84ª posição)

    PIB (total de riquezas produzidas): US$ 57,49 bilhões (estimativa para 2010)

    Desemprego: 1,4% (estimativa para 2011)

    Renda per capita anual: US$ 9.900 (estimativa para 2010)

    Analfabetismo: 0,2%

    Internautas: 1,6 milhão

    Com Cia Factbook

    Guilherme Tosetto/Folhapress
    Carros antigos circulam por Havana; melhor jeito para turista conhecer a cidade é caminhando
    Carros antigos circulam por Havana, capital de Cuba. País tem o turismo como uma das principais atividades

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024