• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 07:05:39 -03

    Príncipe-herdeiro é proclamado novo rei da Tailândia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/12/2016 14h49

    O príncipe-herdeiro Maha Vajiralongkorn foi proclamado oficialmente rei da Tailândia nesta quinta-feira (1º), mais de um mês depois da morte de seu pai, Bhumibol.

    "Gostaria de aceitar o convite [para virar rei] pelo bem de toda a população tailandesa", disse Vajiralongkorn em pronunciamento transmitido pela TV. "Esta sucessão real salienta o desejo por estabilidade e continuidade na Tailândia."

    Sukree Sukplang-5.mai.2010/Reuters
    Thailand's Crown Prince Maha Vajiralongkorn waves to well-wishers who had gathered to see King Bhumibol Adulyadej before he departed to the Grand Palace from Siriraj Hospital to take part in his coronation anniversary ceremonies in Bangkok, Thailand May 5, 2010. REUTERS/Sukree Sukplang/File Photo TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: AAL103
    Foto de arquivo de Maha Vajiralongkorn, proclamado o novo rei da Tailândia nesta quinta (1º)

    O novo rei não será, no entanto, coroado imediatamente. A cerimônia só pode ser realizada após a cremação de Bhumibol, que certamente não será realizada em menos de um ano.

    O príncipe de 64 anos provocou surpresa ao solicitar, horas após a morte de seu pai, em 13 de outubro, um "prazo" antes de chegar ao trono.

    Vajiralongkorn assume o trono após a morte de Bhumibol, que reinou por 70 anos e era muito amado na Tailândia. Para a maioria dos tailandeses, Bhumibol foi o único rei que conheceram.

    O rei Bhumibol reafirmou a influência da monarquia sobre um sistema político dominado pelos militares, e ganhou estatura como símbolo de continuidade durante décadas de rápido desenvolvimento econômico e turbulência política.

    O príncipe Vajiralongkorn, 64, ainda não atrai adoração semelhante à que o Bhumibol recebia dos tailandeses, e manteve grande discrição ao longo da maior parte de sua vida adulta. Isso mudou de 2014 para cá, quando ele passou a cuidar de porção maior das tarefas do monarca, substituindo seu pai doente.

    Vajiralongkorn nasceu em 28 de junho de 1952 e é o segundo filho do rei Bhumibol -o único menino entre os quatro filhos do rei e da rainha Sirikit.

    Ele estudou em escolas privadas do Reino Unido e da Austrália, e se formou no Royal Military College Duntroon, em Camberra.

    Ele assume o trono em um momento tumultuado para a Tailândia e sua monarquia.

    As forças armadas derrubaram um governo eleito em 2014 e impuseram calma política a um país dividido por uma década de conflitos entre a elite monárquica, apoiada pelos militares, e forças políticas populistas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024