• Mundo

    Friday, 03-May-2024 18:15:35 -03

    Após 22 anos no poder, presidente da Gâmbia admite derrota eleitoral

    DA AFP

    03/12/2016 12h56

    AFP
    O presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, fala na TV sobre sua derrota eleitoral
    O presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, fala na TV sobre sua derrota eleitoral

    O presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, no poder há 22 anos, admitiu a derrota na eleição presidencial de quinta-feira para o candidato de uma coalizão da oposição, Adama Barrow, anunciou o presidente da Comissão Eleitoral, Alieu Momar Njie.

    "É verdadeiramente excepcional que alguém que dirigiu o país por tanto tempo tenha aceitado a derrota", afirmou Njie aos jornalistas.

    Adama Barrow ficou primeiro lugar com 45,5% dos votos (263.515 votos), Yahya Jammeh, em segundo, com 36,6% (212.099) e Mama Kandeh, terceiro, obteve 17,8% dos votos (102.969 votos), assinalou o presidente da Comissão Eleitoral.

    A participação foi de 65% da população.

    "Declaro Adama Barrow legalmente eleito para servir como presidente da República da Gâmbia", proclamou Nije em um anúncio retransmitido pela televisão pública.

    "Pedimos que todos respeitem a paz, a tolerância e a tranquilidade já que, como podem ver na ocasião destes resultados, teremos uma mudança de governo", acrescentou.

    As ruas de Banjul foram cenário de manifestações de alegria, segundo jornalistas da AFP.

    Quase 890 mil gambianos - de dois milhões de habitantes - estavam registrados para escolher entre Yahya Jammeh, Adama Barrow e Mama Kandeh.

    Yahya Jammeh, que tentava o quinto mandato, chegou ao poder com um golpe de Estado em 1994. Foi eleito pela primeira vez em 1996 e reeleito desde então a cada cinco anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024