A ítalo-brasileira Renata Bueno participará de uma reunião com o presidente Sergio Mattarella nesta semana.
Bueno, eleita em 2013 para a Câmara dos Deputados da Itália, será consultada a respeito da formação do próximo governo. Mattarella iniciará as negociações na quinta-feira (8) à tarde, ouvindo os representantes dos principais partidos políticos.
Pedro Ladeira /Folhapress | ||
A brasileira Renata Bueno, deputada do Parlamento italiano, em encontro com Temer em julho |
Bueno é deputada pelo movimento cívico USEI (Unione Sudamericana Emigrati Italiani), que atualmente tem um assento na Câmara. Ela deve reunir-se com o presidente na sexta-feira (9).
Sua assessoria afirma que esta é a primeira vez que um brasileiro participará de uma reunião desse gênero.
A crise política atual foi iniciada pela renúncia do premiê Matteo Renzi ao cargo após a derrota de um referendo constitucional no final de semana. Ele deve permanecer no posto enquanto a transição for negociada, durante os próximos dias.
Bueno havia feito campanha a favor do referendo, que ela defendeu em uma entrevista recente à Folha. Ela viajou ao Brasil para pedir o voto de italianos no país e brasileiros com a cidadania italiana –84% deles votaram "sim" no domingo.
Ela hoje apoia a criação de um governo técnico e, alinhada com o governo de Renzi e com o Partido Democrático (centro-esquerda), quer que a lei eleitoral seja reformada antes da convocação de um novo pleito.