• Mundo

    Wednesday, 24-Apr-2024 04:00:37 -03

    Presidente da Itália consulta brasileira deputada em negociação por premiê

    DIOGO BERCITO
    DE MADRI

    09/12/2016 10h40

    A ítalo-brasileira Renata Bueno, eleita em 2013 para a Câmara dos Deputados da Itália, reuniu-se com o presidente Sergio Mattarella durante esta sexta-feira (9).

    O presidente tem se encontrado com os principais partidos para negociar a nomeação do próximo premiê. Matteo Renzi renunciou ao cargo na última quarta-feira (7) após a derrota de seu referendo constitucional.

    As consultas de Mattarella devem ser encerradas no sábado (10) e estima-se que a decisão seja anunciada no início da semana que vem.

    Divulgação
    A ítalo-brasileira Renata Bueno, eleita em 2013 para a Câmara dos Deputados da Itália
    A ítalo-brasileira Renata Bueno, eleita em 2013 para a Câmara dos Deputados da Itália

    Cada formação política teve, segundo a imprensa italiana, um tempo médio de 20 minutos com o presidente.

    O presidente Mattarella terá que decidir se vai nomear um premiê para continuar no cargo até as eleições de 2018 ou antecipar o pleito.

    Há pressão política e popular para que o voto ocorra ainda em 2017. Essa saída é defendida pela sigla do ex-premiê Renzi, o Partido Democrático (centro-esquerda).

    Mas há divergências a respeito do quão cedo as eleições poderiam ser realizadas.

    Renzi e outros grandes partidos querem esperar a reforma da lei eleitoral, o que pode acontecer no fim de janeiro. O movimento populista Cinco Estrelas e o xenófobo Liga Norte querem, por sua vez, votar antes disso.

    A lei eleitoral hoje garante maioria parlamentar automática ao vencedor. Esse cenário interessa partidos como o Cinco Estrelas, que veem ali sua oportunidade de controlar o Parlamento.

    Caso a Itália tenha eleições em 2017, se somará a outros grandes países europeus votando nesse ano, como a França e a Alemanha.

    ANTECIPAÇÃO

    Bueno foi recebida pelo presidente Mattarella em torno das 12h locais no palácio (às 9h em Brasília). Ali, ela transmitiu a opinião de sua formação política. Ela falou em seguida com a Folha.

    Bueno foi eleita em 2013 pelo movimento cívico USEI (Unione Sudamericana Emigrati Italiani), que obteve um assento na Câmara.

    Ela é a primeira brasileira eleita para o cargo e foi, assim, também a primeira a participar de uma reunião desse gênero, segundo informações de sua assessoria.

    A proposta de Bueno é a criação de um governo de ampla participação enquanto o país reforma a lei eleitoral. O pleito seria antecipado, "com calma". "Temos um Parlamento legítimo e forte."

    A deputada diz que esse momento de incerteza deve servir ao país para modernizar suas estruturas políticas, "decantar essa situação". Seu grupo apoiava o referendo convocado por Renzi.

    REFERENDO

    Esta crise política foi iniciada no domingo (4), quando a população rejeitou um referendo constitucional convocado pelo premiê Renzi.

    Ele propunha reduzir o número de senadores de 315 a 100, entre outras medidas.

    Ele havia ameaçado renunciar caso fosse derrotado, o que de fato aconteceu. Quase 60% votaram "não".

    Se apenas os italianos no Brasil e brasileiros com cidadania italiana tivessem participado do voto, no entanto, o cenário teria sido distinto. Cerca de 84% deles votaram "sim" no referendo de Renzi.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024