• Mundo

    Wednesday, 24-Apr-2024 04:21:33 -03

    eleições nos eua

    Embaixador nomeado por Trump para Israel quer se instalar em Jerusalém

    DA AFP

    16/12/2016 08h42 - Atualizado às 14h47

    O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta quinta-feira David Friedman para embaixador em Israel.

    Friedman é um advogado judeu especializado no setor imobiliário e sem experiência diplomática. Ele quer realizar sua missão na "capital eterna, Jerusalém", uma questão muito delicada na região.

    "Pretendo trabalhar sem descanso para reforçar os vínculos imutáveis que unem nossos dois países e fazer com que a paz avance na região, e estou impaciente por fazê-lo a partir da embaixada americana na capital eterna de Israel, Jerusalém", escreveu Friedman, citado em um comunicado da equipe de Trump.

    Albin Lohr-Jones -14.dez.2016/CNP/ZUMAPRESS/Xinhua
    O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em reunião com líderes da indústria tecnológica
    O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em reunião com líderes da indústria tecnológica

    Washington, como a maior parte da comunidade internacional, não reconhece Jerusalém como a capital de Israel e mantém sua embaixada em Tel Aviv.

    "Como embaixador dos Estados Unidos em Israel, David Friedman manterá a relação especial que une nossos dois países", escreveu Donald Trump, sem citar a questão do deslocamento da embaixada.

    A nomeação de Friedman foi criticada imediatamente pela associação progressista americana J Street, que denunciou uma escolha "irresponsável" de um "amigo americano do movimento de colonização" israelense nos Territórios Palestinos.

    Jeremy Ben-Ami, presidente da J Street, citou o fato de Friedman ser contra uma solução de dois Estados com os palestinos. O futuro embaixador também é alinhado com a extrema direita de Israel.

    Friedman é contra a suspensão da colonização israelense em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. Ele também diz que, de acordo com Trump, a decisão de criar um Estado palestino deve estar nas mãos de Israel.

    A nomeação de Friedman ainda precisa ser confirmada pelo Senado.

    Israel ocupa Jerusalém Oriental desde 1967, e proclamou Jerusalém como sua capital indivisível em 1980.

    Os palestinos querem que Jerusalém Oriental seja a capital de seu futuro Estado.

    'BOA NOTÍCIA', DIZ JERUSALÉM

    A vice-chanceler do governo israelense, Tzipi Hotovely, elogiou nesta decisão de Trump de nomear David Friedman como embaixador em Israel, vendo-o como uma possível mudança da política americana em relação a questões sensíveis como Jerusalém e as colônias.

    "A nomeação de Friedman é uma boa notícia para Israel", comentou em um comunicado a vice-chanceler Tzipi Hotovely.

    "Suas posições refletem o desejo de reforçar o estatuto de Jerusalém como capital de Israel e de levar em conta o fato de que as colônias nunca foram realmente um problema na região", acrescentou.

    No entanto, as declarações de Hotovely, que faz parte de uma nova geração de membros mais conservadores do Likud, o partido do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, não reflete necessariamente as posições do governo.

    A questão do estatuto de Jerusalém é uma das mais delicadas de uma possível solução para o conflito entre israelenses e palestinos.

    Em relação à colonização, as construções israelenses em territórios palestinos ocupados, o governo de Israel nega que seja um obstáculo para um acordo de paz.

    O Conselho Yesha, a principal organização de colonos em territórios palestinos, saudou a escolha de Trump. "Friedman ama profundamente toda a terra e o povo de Israel, incluindo os de Judéia-Samaria", nome dado por Israel à Cisjordânia, disse a organização em um comunicado.

    MUITO CEDO

    Representantes de Donald Trump disseram que ainda é muito cedo para dizer quando o presidente eleito cumpriria sua promessa de campanha e levaria a embaixada americana dos EUA para Israel.

    O assessor Jason Miller afirmou que Trump "permanece firmemente comprometido" com a mudança, mas disse que seria "muito prematuro" dar mais detalhes por ora.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024