• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 20:47:33 -03

    Presidente da Turquia diz que ataque tenta 'semear o caos no país'

    DA AFP

    01/01/2017 10h07

    O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou neste domingo que o atentado que deixou 39 mortos em uma boate de Istambul durante as celebrações do Ano-Novo buscava "semear o caos no país".

    "Agem para destruir a moral do país e semear o caos tomando deliberadamente como alvo a paz da nação e dos civis com estes ataques de ódio", declarou Erdogan em sua primeira reação ao massacre, segundo um comunicado publicado pela presidência.

    O ataque começou uma hora depois de os turcos darem as boas-vindas ao novo ano, quando o criminoso matou a tiros um policial e um civil na entrada da Reina, uma das boates mais exclusivas da cidade, antes de continuar o massacre em seu interior, segundo as autoridades.

    O atentado foi registrado depois de um ano de 2016 sangrento para a Turquia, marcado por vários ataques mortíferos atribuídos aos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) que deixaram conjuntamente centenas de mortos.

    Mas Erdogan prometeu continuar com a luta contra o terrorismo.

    "A Turquia está determinada a continuar lutando até o fim contra o terrorismo e a fazer o necessário para garantir a segurança de seus cidadãos e assegurar a paz na região", disse.

    Ele acrescentou que a Turquia implementará os meios necessários –militares, econômicos, políticos ou sociais– contra "organizações terroristas" e os países que as apoiam, sem informar a quais grupos ou nações se referia.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024