• Mundo

    Friday, 26-Apr-2024 17:33:53 -03

    Atirador de Istambul é provavelmente de etnia da Ásia Central, diz Turquia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    05/01/2017 08h32 - Atualizado às 08h44

    O vice-primeiro-ministro da Turquia, Veysi Kaynak, afirmou em entrevista a uma emissora de TV turca nesta quinta-feira (5) que o principal suspeito do ataque a uma casa noturna de Istambul no Ano-Novo é provavelmente da etnia uigur.

    Essa etnia é uma minoria que fala turco, na maioria muçulmanos, que ocupam uma área do oeste da China e têm comunidades em diáspora espalhadas por países da Ásia Central e na Turquia.

    A mídia turca vem relatando há alguns dias que o principal suspeito de ser o atirador seria um cidadão do Quirguistão —país da Ásia Central—, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades.

    Kaynak disse ainda que os serviços de segurança da Turquia já estabeleceram o paradeiro do atirador e suas conexões, mas não informou detalhes.

    Na manhã desta quinta, a polícia turca realizou uma operação em uma cidade litorânea a oeste de Istambul e prendeu novos suspeitos de ligação com o atentado que deixou 39 mortos e quase 70 feridos na casa noturna Reina.

    O número de detidos em um condomínio em Selimpasa não foi informado —a polícia já tem em custódia ao menos 39 pessoas, incluindo 11 mulheres, sob suspeita de vínculo com o ataque. Segundo a imprensa turca, há uigures entre os presos na operação desta quinta.

    A milícia terrorista Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo ataque, afirmando ter sido uma vingança pela envolvimento militar turco na Síria.

    Relatos da imprensa turca afirmam que o atirador teria recebido treinamento de guerrilha na Síria.

    A série de ataques terroristas ocorridos no último ano em solo turco levou a um esvaziamento do turismo.

    A crise política e o expurgo instaurado pelo governo após a tentativa de golpe militar, em julho passado, também afeta o país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024