• Mundo

    Monday, 06-May-2024 12:32:57 -03

    eleições nos eua

    Donald Trump escolhe ex-senador para diretor nacional de Inteligência

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    06/01/2017 00h37

    O senador aposentado Dan Coats foi escolhido como próximo diretor nacional de Inteligência, disseram fontes da equipe de transição de Donald Trump a agências e jornais dos EUA nesta quinta (5).

    Conservador do Estado de Indiana, Coats foi senador pelos últimos seis anos, tendo participado do Comitê de Inteligência da Casa. Ele não disputou a reeleição em 2016.

    Drew Angerer - 30.nov.2016/Getty Images
    O futuro diretor nacional de Inteligência, Dan Coats, deixa a Trump Tower após reunião em novembro
    O futuro diretor nacional de Inteligência, Dan Coats, deixa a Trump Tower após reunião em novembro

    Antes disso, havia sido embaixador na Alemanha durante o governo de George W. Bush, e, em outra passagem pelo Congresso, deputado e senador por mais de 18 anos.

    A Diretoria de Inteligência Nacional foi criada depois dos ataques de 11 de setembro a fim de coordenar as ações dos serviços de inteligência e agências policiais dos EUA.

    A escolha de Coats foi vista como uma tentativa de Trump de se reaproximar das agências de inteligência, já que o presidente eleito vem questionando a conclusão delas sobre o envolvimento russo nas eleições e o histórico delas, especialmente as avaliações que levaram à guerra do Iraque.

    O assessor de Segurança Nacional escolhido por Trump, o militar aposentado Mike Flynn, foi demitido pelo atual diretor nacional de Inteligência, James Clapper, e é visto com desconfiança entre os agentes de inteligência.

    REESTRUTURAÇÃO

    Trump está estudando reestruturar e enxugar quadros das principais agências de inteligência, segundo a Associated Press, além de estudar mudanças na Agência Central de Inteligência (CIA).

    A ideia não é esvaziar nenhuma agência, segundo a apuração da Associated Press, mas buscar maneiras de desinflar as operações e aumentar a eficiência da inteligência.

    Sean Spicer, porta-voz da equipe de transição de Trump, negou nesta quinta, porém, que o presidente eleito estivesse considerando reestruturar a infraestrutura dos serviços de inteligência.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024