• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:17:27 -03

    Governo venezuelano reabre por completo fronteira com o Brasil

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    07/01/2017 22h08

    Bruno Santos/Folhapress
    Mulheres venezuelanas voltam a seu país com comida comprada no comércio de Pacaraima (RR)
    Mulheres venezuelanas voltam a seu país com comida comprada no comércio de Pacaraima (RR)

    O Itamaraty informou neste sábado (7) que a fronteira com a Venezuela foi completamente reaberta, um mês após o presidente do país vizinho, Nicolás Maduro, decidir fechar a divisa com o Brasil e com a Colômbia.

    A partir de agora carros, motos e caminhões também poderão passar pelo posto entre as cidades de Santa Elena de Uairén e Pacaraima (RR). Até então só era possível a travessia de pedestres e o retorno de brasileiros de carro, liberados no dia 19.

    A fronteira havia sido fechada em 12 de dezembro por Caracas sob a alegação de que precisava combater as máfias que atuam no contrabando das cédulas de 100 bolívares, a que tinha a maior denominação no país.

    Na época, Maduro havia anunciado a saída de circulação da nota, usada na falsificação de dólares. Para o governo, as máfias retiravam as cédulas para pressionar a economia venezuelana, com apoio do governo dos EUA.

    Onde fica Roraima - VenezuelaPacaraima, Santa Elena de Uairén e monte Roraima
    Onde fica Roraima - VenezuelaPacaraima, Santa Elena de Uairén e monte Roraima

    Inicialmente o fechamento das fronteiras seria por 72 horas. Após a confusão provocada pela tentativa de troca das notas, que levou a protestos violentos e saques, o governo voltou atrás na decisão sobre a cédula de 100.

    A passagem dos pedestres foi autorizada após as autoridades venezuelanas liberarem 37 brasileiros que ficaram retidos. A medida era esperada pelo comércio de Pacaraima, que sofreu com a queda nas vendas e depende da demanda venezuelana.

    Ainda não foi reaberta por completo os postos de fronteira com a Colômbia, onde o movimento de comerciantes e pessoas é maior que no caso brasileiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024