• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 17:30:13 -03

    eleições nos eua

    Filhos serão 'demitidos' se não fizerem bom trabalho nos negócios, diz Trump

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/01/2017 15h30 - Atualizado às 21h19

    Seth Wenig/Associated Press
    Trump fala em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11) em Nova York
    Trump fala em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11) em Nova York

    Na entrevista coletiva do presidente-eleito dos EUA, Donald Trump, o republicano deu detalhes de como vai se distanciar do comando de suas empresas, que serão geridas por dois de seus filhos, Eric e Donald Jr, e um executivo.

    "Espero que daqui a alguns anos eu possa dizer: 'vejam só, vocês fizeram um bom trabalho'. Caso contrário, terei de dizer para eles: 'vocês estão demitidos'", disse o republicano, reproduzindo o bordão que utilizava quando apresentava o programa de TV "O Aprendiz".

    A advogada dele, Sheri Dillon, detalhou as medidas que serão adotadas pelo presidente eleito.

    Segundo a advogada, o presidente eleito vai transferir o comando de suas empresas para um truste comandado por seus filhos. Ele já havia prometido, em novembro, abandonar a liderança de seus negócios.

    De acordo com Dillon, "nenhum novo negócio no exterior será feito durante a presidência" do republicano, que rejeitará presentes dados por governos estrangeiros. Possíveis lucros de sua rede hoteleira oriundos de governos estrangeiros serão "doados ao Tesouro americano".

    A advogada afirmou que Trump não desinvestirá de seus negócios e que suas organizações seguirão fazendo negócios nos EUA. "Não se deve esperar que [Trump] destrua a empresa que ele construiu", afirmou.

    Dillon também disse que as Organizações Trump terão um conselheiro de ética que terá que aprovar negócios que podem gerar preocupações sobre conflitos.

    Desafetos do presidente eleito têm afirmado que os negócios de Trump podem gerar conflitos de interesse com a política externa de sua gestão. Fora dos EUA, o empresário tem ao menos 150 companhias em 25 países, segundo a emissora CNN.

    Seus negócios variam desde campos de golfe a marcas de vestuário, passando por cassinos e hotéis que levam seu nome.

    Segundo a revista "Forbes", Trump é dono de estimados US$ 3,7 bilhões (quase R$ 12 bilhões), fortuna que supera a soma patrimonial de seus 43 antecessores.

    Trump fala

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024