• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 15:34:46 -03

    Chanceler alemã espera falar sobre parcerias com Trump após a posse

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/01/2017 13h45

    Oliver Dietze/Associated Press
    German chancellor Angela Merkel speaks at a news conference in Perl, southwestern Germany, Saturday, Jan. 14, 2017. German Chancellor Angela Merkel is stressing ahead of President-elect Donald Trump's inauguration her conviction that the world's problems need solving in cooperation, rather than by each country individually. Leaders of her conservative Christian Democratic Union, CDU, met Friday and Saturday in Perl, in western Saarland state, to kick off the election year _ which also features three state elections, the first in Saarland in March. (Oliver Dietze/dpa via AP)
    A chanceler alemã, Angela Merkel, durante coletiva de imprensa, em Perl, sudoeste da Alamanha

    A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, salientou neste sábado (14) em entrevista coletiva que espera que após a posse de Donald Trump possam resolver alguns problemas em cooperação, ao invés de individualmente.

    Merkel se refere a atitudes protecionistas que o republicano tem expressado como solução para o desenvolvimento dos Estados Unidos.

    A chanceler espera encontrar-se com Trump para dialogarem sobre essa possível resolução. Para ela, o protecionismo é um risco a prosperidade.

    "Eu não quero me antecipar, mas estou muito convencida que nós enquanto parceiros nos beneficiamos mais se agirmos juntos, do que se cada um resolver por si mesmo", disse a alemã.

    Ressaltando a importância do G20, que neste ano será realizado em Hamburgo (Alemanha), Merkel falou da responsabilidade internacional na solução da crise financeira.

    A chanceler tem deixado claro também que não está satisfeita com o possível fracasso da Parceria Transpacífico (TPP), devido o desejo de Trump em retirar os EUA do acordo.

    "Não se trata de ficar isolado, mas de agir em cooperação, com regras comuns para regulação dos mercados financeiros. Acredito que esse é um caminho promissor", afirmou.

    Altos executivos têm dito que a economia alemã poderá sofrer com a política protecionista americana, e pode ter seu crescimento comprometido.

    "Esperaremos a posse e então nós vamos falar disso", disse a chanceler. A posse de Trump será na sexta (20).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024