• Mundo

    Friday, 03-May-2024 14:32:26 -03

    Circo Ringling Bros. anuncia fim depois de 146 anos de atividade

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    15/01/2017 13h04

    Chris O'Meara/Associated Press
    A Ringling Bros. and Barnum & Bailey clown does a somersault during a performance Saturday, Jan. 14, 2017, in Orlando, Fla. The Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus will end the "The Greatest Show on Earth" in May, following a 146-year run of performances. Kenneth Feld, the chairman and CEO of Feld Entertainment, which owns the circus, told The Associated Press, declining attendance combined with high operating costs are among the reasons for closing. (AP Photo/Chris O'Meara) ORG XMIT: FLCO104
    Palhaço do Ringling Bros. e Barnum & Bailey durante show em Orlando

    Após 146 anos, o circo Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus encerrará suas atividades. O anúncio foi feito na página oficial do circo neste sábado (14) por Kenneth Feld, CEO da Feld Entertainment, produtora do lendário Ringling Bros.

    "Após muita análise e deliberação, minha família e eu tomamos uma difícil decisão de negócios, encerrar nossas atividades", informou Feld.

    O circo que chegou antes dos automóveis, aviões e filmes, foi obrigado a encerrar os shows devido ao aumento de custos, diminuição da venda de entradas e, sobretudo, depois que foi obrigado a tirar os elefantes de seu espetáculo.

    Em 2016 a Feld Entertainment retirou os elefantes, enviando 40 deles para o Centro de Preservação dos Elefantes na Flórida. A venda de tíquetes despencou. Perguntado se o espetáculo seria o mesmo sem os animais, Feld respondeu "Não, não será".

    O Ringling Bros. foi durante décadas um dos maiores circos dos Estados Unidos. Em 1953 o escritor Ernest Hemingway, Prêmio Nobel de Literatura em 1954, escreveu três páginas do programa do circo.

    "O circo é o único deleite que você pode comprar com dinheiro. É o único espetáculo, que, enquanto você assiste, dá a qualidade de um verdadeiro sonho feliz", disse o escritor.

    MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA

    O espetáculo e suas "bizarrices" ganharam fama com P.T. Barnun, chamado de o "príncipe dos charlatões", que não hesitou em exibir gigantes da Islândia, mulheres da Patagônia, anões e até uma sereia de Fiji –que na verdade era um torso de macaco com uma cauda de peixe costurada.

    Mas essas e outras atrações, como trapézio voador, domador de leões, homem bala e palhaços não resistiram as inovações tecnológicas do século 20 e ao mundo digital.

    Numa era em que Pokemon Go, jogos online e celebridades de YouTube centralizam as atenções de crianças e adultos, o "Maior Show da Terra" já não é mais tão grande.

    Estão programadas visitas a 30 cidades americanas ainda este ano. O Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus fará sua despedida em 21 de maio, no Nassau Veterans Memorial Coliseum em Uniondale, Nova York.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024