• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 13:13:46 -03

    Terremoto no centro da Itália leva medo a Roma e fecha metrô e museus

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    18/01/2017 09h08 - Atualizado às 15h43

    Andreas Solaro/AFP
    Pessoas em rua de Aringo, na região central da Itália, cidade atingida por terremotos nesta quarta (18)
    Pessoas em rua de Aringo, na região central da Itália, cidade atingida por terremotos nesta quarta (18)

    Um terremoto atingiu a região central da Itália nesta quarta-feira (18), que já havia sofrido uma série de terremotos em agosto e outubro do ano passado. Até o momento não há relatos de danos materiais ou vítimas.

    Os tremores foram sentidos em Roma. Segundo o jornal "Corriere Della Sera", pessoas foram retiradas de museus e estações de metrô. Escolas na capital italiana também foram fechadas.

    O primeiro tremor, de magnitude 5.3 e profundidade de 9,2 km, foi registrado às 10h25 (7h25 em Brasília) em Montereale, na província de Áquila, onde um terremoto matou quase 300 pessoas em agosto.

    Terremoto em região central da Itália

    O segundo tremor, às 11h14 (8h14 em Brasília) teve magnitude 5.7 e profundidade de 9,1 km, com epicentro em Capitignano, na região dos Abruzos.

    Dez minutos depois, o terceiro tremor, com magnitude 5.3 e profundidade de 8,9 km, foi registrado em Pizzoli, também na província de Áquila. Algumas horas depois, outro tremor, de magnitude 5.1, foi sentido na mesma região.

    Durante o dia, foram registrados mais de cem réplicas (tremores secundários).

    Diversas pequenas cidades e vilas que já estavam isoladas devido a uma forte nevasca nos últimos dias enfrentam agora mais dificuldades devido aos terremotos. Em algumas áreas, o serviço de telefonia celular deixou de funcionar.

    O Ministério da Defesa italiano prometeu enviar unidades do Exército para ajudar. "A situação realmente é extrema. Está nevando muito e estamos sem eletricidade. Esperamos que o Exército consiga chegar com máquinas para tirar a neve ou ficaremos totalmente isolados", disse Franco Campitelli, prefeito de Canzano, a uma rede de televisão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024