• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:18:49 -03

    Governo Trump

    Conselheiro de segurança de Trump é investigado por contatos com a Rússia

    DA AFP

    23/01/2017 14h46

    Evan Vucci - 12.jan.2017/Associated Press
    National Security Adviser-designate Michael Flynn walks in the lobby of Trump Tower in New York, Thursday, Jan. 12, 2017. (AP Photo/Evan Vucci)
    O conselheiro de segurança nacional de Trump, o general reformado Michael Flynn

    O conselheiro de segurança do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sob vigilância dos serviços de inteligência por ter mantido comunicações com funcionários da Rússia, revelou o jornal "the Wall Street Journal" no domingo (22).

    O jornal reportou que o conselheiro de Segurança Nacional, o general reformado Michael Flynn, que prestou juramento ao seu cargo no domingo, é investigado como parte das operações de contrainteligência das comunicações entre membros do governo russo e o círculo próximo a Trump.

    Segundo o "the Wall Street Journal", não estão claras nem as descobertas da investigação, nem se ela segue em andamento.

    O jornal "The Washington Post" informou recentemente que Flynn telefonou para o embaixador da Rússia em Washington, Serguei Kisliak, em várias ocasiões em 28 de dezembro, um dia antes de o então presidente, Barack Obama, anunciar novas sanções contra o Kremlin, acusado de interferir na eleição de novembro para favorecer Trump.

    O porta-voz de Trump, Sean Spicer, confirmou a conversa entre Kisliak e Flynn, mas disse que "girou em torno da logística para facilitar um telefonema entre o presidente russo [Vladimir Putin] e o presidente eleito após sua posse".

    A indicação de Flynn para o alto escalão do governo americano foi controversa. O militar já tachou o Islã de "ideologia política" da qual "os pais fundadores iam querer distância".

    Flynn chefiou a Agência de Inteligência de Defesa no governo Barack Obama, entre 2012 e 2014, quando foi demitido por divergências com o governo. Desde então, virou um dos partidários mais leais a Trump.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024