• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 02:35:07 -03

    Governo Trump

    Maioria dos cidadãos reprova medidas migratórias de Trump, diz pesquisa

    DE SÃO PAULO

    02/02/2017 20h27

    As medidas anti-imigração decretadas na semana passada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, são reprovadas pela maioria dos americanos, segundo pesquisa do Instituto Gallup divulgada nesta quinta-feira (1º).

    Dentre os entrevistados, 55% são contra o impedimento a imigrantes de sete países de maioria islâmica, 58% rejeitam o veto indeterminado à entrada de refugiados sírios e 60% condenam o muro na fronteira com o México.

    Bryan R. Smith/AFP
    Manifestantes da comunidade iemenita protestam contra proibição de Trump para imigrantes do país
    Manifestantes da comunidade iemenita protestam contra proibição de Trump para imigrantes do país

    O mandatário, no entanto, agrada sua base. Entre os que se identificam com os republicanos, mais de 80% aprovam barrar os imigrantes e a barreira na fronteira, enquanto 71% dão apoio ao veto a refugiados sírios.

    Trump também é criticado pelo seu ritmo de trabalho. Para 47% dos entrevistados, o novo governo age muito rápido, enquanto 35% consideram que ele está no ritmo certo e 10% avaliam não ser o suficiente.

    O índice de quem considera o ritmo certo é pouco mais da metade dos 63% obtidos pelo democrata Barack Obama a uma semana de sua posse, em 2009. Na época, 22% consideravam muito rápido e 10% muito devagar.

    Este é outro ponto em que é notada a polarização —73% dos democratas acham o ritmo rápido demais e 76% dos republicanos o consideram certo. Com Obama, 82% dos democratas qualificavam o ritmo como certo e 45% dos republicanos como rápido demais.

    Assim como nos dias que antecederam a posse, Trump manteve na primeira semana do cargo a pior aprovação no histórico da pesquisa do Gallup, feita desde a chegada à Casa Branca de Dwight Eisenhower, em 1953.

    Apesar do índice baixo, ele ganhou três pontos percentuais de respaldo —passando de 40% para 43%. Outros 52% dos entrevistados reprovam sua administração, e 6% não souberam ou não opinaram.

    A pesquisa foi feita entre segunda (30) e terça (31) com 1.018 pessoas maiores de 18 anos dos 50 Estados americanos e da capital Washington. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024