• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 16:37:14 -03

    Plebiscito britânico

    Câmara dos Lordes britânica aprova segunda emenda ao projeto do 'brexit'

    DA AFP, EM LONDRES

    08/03/2017 01h16

    A Câmara dos Lordes do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (7) uma segunda emenda ao projeto de lei sobre a ativação do "brexit" para permitir que o Parlamento decida sobre o acordo final de saída da União Europeia.

    Com 366 votos a favor contra 268, eles exigem que o Parlamento tenha a última palavra sobre o pacto. O projeto de lei modificado precisa voltar à Câmara dos Comuns, onde a primeira-ministra Theresa May tem a maioria.

    Daniel Sorabji - 2.mar.2017/AFP
    Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia são vistas lado a lado em prédio de Londres
    Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia são vistas lado a lado em prédio de Londres

    A previsão é que os deputados anulem esta emenda, assim como a alteração feita na última quarta (1º) pela Câmara dos Lordes que prevê um período de transição para cidadãos de países do bloco que moram no território britânico, no qual continuariam a usufruir dos benefícios atuais, contado a partir do início das negociações.

    Apesar de ter a maioria, Theresa May teme que a emenda possa ser aprovada caso alguns conservadores não sigam a orientação do partido. Ela considera que seria imprudente outorgar ao Parlamento a última palavra sobre o "brexit".

    Segundo ela, isso poderia incentivar a União Europeia a "propor um mau acordo" na esperança de que os parlamentares garantam a permanência britânica no bloco.

    May havia prometido aos parlamentares um voto sobre a base de uma aceitação ou rejeição da oferta de Bruxelas. O que significa que, se rejeitarem o acordo proposto, o Reino Unido sairá da UE sem qualquer acordo.

    Nesse cenário, os críticos temem um possível caos econômico e jurídico, com todos os acordos e contratos comerciais entre o bloco dos 27 ​​e o Reino Unido tornando-se obsoletos da noite para o dia.

    Uma pesquisa da BMG Research para o jornal The Independent publicada nesta terça-feira, aponta que apenas 25% dos britânicos defendem uma saída da UE "sem relações futuras estabelecidas" com o bloco.

    TEMPO

    Essa dupla votação impediu o lançamento nesta semana das negociações com Bruxelas, enquanto Theresa May corre contra o tempo para cumprir sua promessa de ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa até o final de março.

    As negociações do "brexit" vão acontecer no âmbito do Conselho Europeu em Bruxelas, que May visitará na quinta-feira, antes de deixar o bloco dos 27, para discutir na sexta-feira o seu futuro sem o Reino Unido.

    Se vários líderes europeus esperam duras negociações, a chefe do governo britânico é otimista sobre a possibilidade de chegar a um acordo.

    Mas ela também afirma estar pronta para deixar a mesa de negociação, assegurando que "nenhum acordo é melhor para o Reino Unido do que um mau acordo".

    Para o ex-chanceler conservador William Hague, May deveria realizar eleições gerais antecipadas, a fim de obter uma maioria mais confortável no Parlamento.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024