• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 03:20:28 -03

    Após posse, Aloysio Nunes viaja à Argentina para discutir Mercosul

    SYLVIA COLOMBO
    DE BUENOS AIRES

    08/03/2017 22h27

    O novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), terá nesta quinta-feira (9), em Buenos Aires uma reunião bilateral com sua colega argentina, Susana Malcorra.

    Essa será a primeira viagem internacional de Nunes à frente das relações exteriores do Brasil, já que o ministro tomou posse do cargo na última terça-feira (7).

    Evaristo Sá - 7.mar.2017/AFP
    O novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, acena à plateia durante sua posse
    O novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, acena à plateia durante sua posse

    Após o encontro com a ministra das relações exteriores da Argentina, Aloysio participará de um encontro entre os chanceleres do Mercosul, do qual participam também Eladio Loizaga (Paraguai) e Rodolfo Nin Novoa (Uruguai).

    Será a primeira reunião de chanceleres do Mercosul desde dezembro. Naquela ocasião, o encontro do grupo foi interrompido pela representante venezuelana, Delcy Rodríguez, que não havia sido convidada, já que seu país está suspenso do bloco.

    A presença de Rodríguez dominou a reunião e acabou encurtando-a. Ministros esvaziaram salas de negociação antes da chegada da venezuelana, por exemplo. Outros deixaram Buenos Aires antes do horário planejado.

    Rodríguez também acaba de ser protagonista do primeiro episódio de Aloysio Nunes como chanceler, ao afirmar que o Brasil era "uma vergonha mundial" por conta dos escândalos de corrupção.

    Nunes respondeu que Rodríguez "não tinha importância, pois nesse país dela, o mais importante são os carcereiros e não um ministro das Relações Exteriores", respondeu.

    Não se espera que Rodríguez esteja presente nesta quinta-feira (9), mas ainda assim a situação na Venezuela deve ser um dos temas a serem tratados.

    Além disso, estão na agenda dos chanceleres o avanço do acordo entre o Mercosul e a União Europeia e de outros tratados que já foram sugeridos para estreitar relações com novos atores de outras partes do mundo.

    "Estamos buscando outros países e blocos para negociar tratados, enquanto insistimos no da União Europeia", disse a chanceler argentina Susana Malcorra na ocasião.

    O presidente argentino Mauricio Macri voltou recentemente da Espanha e afirmou que o país apoiaria uma aceleração na assinatura do acordo Mercosul e União Europeia, que já espera alguns anos para ser concretizado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024