• Mundo

    Monday, 06-May-2024 09:54:31 -03

    BBC pede desculpas por mostrar índios bêbados em filme sobre Austrália

    DE SÃO PAULO

    09/03/2017 13h24

    Divulgação
    Cena do documentário da BBC "Hidden Australia: Black in the Outback"
    Cena do documentário da BBC "Hidden Australia: Black in the Outback"

    Após ser criticada, a emissora britânica BBC pediu desculpas por um documentário sobre uma comunidade aborígene da Austrália.

    O documentário "Hidden Australia: Black in the Outback" (Austrália Escondida: um Negro no Outback, em tradução livre) mostra o apresentador Reggie Yates em Wilcannia, uma comunidade predominantemente aborígene marcada por altos índices de violência e consumo de drogas e álcool.

    Em uma cena, membros da comunidade aparecem bebendo grandes quantidades de álcool em um velório, retratando a situação como se fosse uma festa com pessoas embriagadas.

    Owen Whyman, membro do grupo aborígene Barkindji, reclamou para a emissora americana ABC da forma como a comunidade foi retratada e disse que os produtores do filme se aproveitaram da confiança dos locais.

    "Gostamos de tomar uma cerveja porque não sabemos quando iremos nos ver novamente, e estamos todos de luto, e não falaram sobre isso no documentário", disse Whyman. Ele também afirmou que muitas pessoas foram filmadas sem autorização prévia.

    Um porta-voz da BBC disse ao jornal britânico "the Guardian" que a emissora "gostaria de pedir desculpas", reconhecendo que o documentário retrata a comunidade de forma "distorcida" e "ficou abaixo dos padrões" do canal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024