• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 02:00:43 -03

    Avião da Suíça para São Paulo faz pouso de emergência no Senegal

    GUILHERME MAGALHÃES
    EM DACAR (SENEGAL)

    13/03/2017 09h40 - Atualizado às 16h35

    Um Airbus A340-300 da Swiss, que saiu de Zurique com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos teve de fazer um pouso de emergência em Dakar, no Senegal, na madrugada desta segunda-feira (13).

    A bordo estavam 251 passageiros. A empresa suíça afirma que houve um defeito na bomba de combustível. A maioria dos passageiros dormia quando a tripulação começou a se movimentar.

    Divulgação
    Airbus A340-300 da Swiss na pista do aeroporto internacional de Narita (Tóquio)
    Airbus A340-300 da Swiss na pista do aeroporto internacional de Narita (Tóquio)

    Passageiros acordados afirmam que a aeronave jogou fora combustível por cerca de 10 minutos. Após o pouso, todos foram obrigados a ficar dentro da aeronave por cinco horas. O comandante alegou um problema de vistos que impedia a entrada dos passageiros.

    A entrada dos passageiros no terminal foi autorizada por volta das 9h (6h em Brasília). A tripulação informou que uma nova aeronave teria que vir de Zurique para o reembarque dos passageiros.

    Guilherme Magalhães/Folhapress
    Passageiros do voo LX92 da Swiss após pouso de emergência no aeroporto de Dacar
    Passageiros do voo LX92 da Swiss após pouso de emergência no aeroporto de Dacar

    A nova aeronave chegará às 15h (12h em Brasília) A partida está prevista para as 17h —serão necessárias duas horas para a troca das bagagens de um avião para o outro. A chegada em São Paulo está prevista para as 21h de Brasília.

    A professora Shirley Cândido Zala, 48, mora na Suíça e estava indo visitar a família em Goiânia. Ela conta que há um ano não voltava para o Brasil e reclama da pouca assistência da companhia aérea.

    "Estamos abandonados. A única coisa que deram pra gente foi uma água. Tem criança que precisa comer, gente mais de idade também", diz a professora.

    Quase três horas após a saída dos passageiros da aeronave, a companhia começou a servir sanduíches aos passageiros. A Swiss não opera voos no Senegal, por isso não há equipe em solo no aeroporto.

    A romena Flori Mircea, 33, mora em Belo Horizonte com o marido, também romeno, que trabalha no Brasil. Ela mostra para a reportagem da Folha o pé inchado, com oito pinos após uma cirurgia recente.

    *

    Leia abaixo a nota da Swiss:

    Confirmamos que houve uma irregularidade técnica (bomba de combustível) com o voo LX92 no caminho entre Zurique e São Paulo. Com isso, a tripulação decidiu efetuar um pouso não programado em Dakar, no Senegal. O pouso foi normal. Todos os passageiros e membros da tripulação estão bem.

    A SWISS providenciou um Airbus 340 para permitir que os passageiros voem de Dakar para São Paulo. Todos os passageiros foram assistidos pela tripulação e pelo pessoal em solo até que a nova aeronave chegasse. A decolagem de Dakar está prevista para acontecer agora à tarde e a chegada a São Paulo deve acontecer por volta das 22h, horário local. Estes horários podem sofrer ajustes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024