• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 14:23:39 -03

    ETA anuncia desarmamento, mas governo espanhol mantém cautela

    DIOGO BERCITO
    DE MADRI

    17/03/2017 11h15

    Vincent West - 21.out.2011/Reuters
    Funcionário municipal pinta muro que com a inscrição "ETA, O Povo Está Com Você" na cidade de Guernica, na Espanha
    Funcionário municipal pinta muro com inscrição "ETA, o povo está com você" em Guernica, na Espanha

    A milícia separatista basca ETA, responsável pela morte de mais de 800 pessoas durante décadas de atividade na Espanha e França, anunciará seu desarmamento definitivo e incondicional.

    A informação foi publicada nesta sexta-feira (17) pelo jornal francês "Le Monde", citando um ativista basco envolvido no processo.

    O ETA já havia anunciado um cessar-fogo unilateral em 2011, mas ainda não tinha entregue suas armas, o que agora está previsto acontecer até 8 de abril, revelando dois esconderijos de arsenal na região da fronteira francesa.

    A notícia foi recebida com cautela. O ETA encenou, no passado, falsas entregas de armas. Em outras ocasiões, as negociações de desarmamento foram interrompidas.

    O porta-voz do governo espanhol, Íñigo Méndez de Vigo, afirmou reagindo à notícia que a posição do Executivo não se alterou nos últimos anos e "é muito clara e nítida: o ETA precisa desarmar-se e dissolver-se".

    O ETA, formado no fim dos anos 1950, defende a criação de um Estado basco independente no norte da Espanha e sul da França.

    Suas atividades incluíram, antes de renunciar à violência, sequestros e ondas de ataques a bomba. A organização foi desmobilizada nos últimos anos por uma campanha de prisões, incluindo a de seus líderes, levada a cabo pelo governo espanhol.

    SIMBÓLICO

    Intermediários civis irão informar a Justiça francesa sobre a localização exata dos esconderijos de armas, para a entrega até 8 de abril.

    O desarmamento será supervisionado pelo Comitê Internacional de Verificação, criado em 2011, e pelo governo basco. Centenas de pessoas vão participar da ação.

    Estima-se que o armamento do ETA seja hoje bastante reduzido, pelo que a entrega terá importância simbólica.

    Segundo o jornal espanhol "El País", a última apreensão do arsenal do ETA pela polícia francesa, em dezembro, limitou-se a menos de 50 armas, o que àquela época foi estimado como 20% do total.

    DEBATE SOCIAL

    O esvaziamento do ETA é em parte creditado a Alfredo Pérez Rubalcaba, ex-ministro do Interior espanhol (2006-2011) e ex-líder socialista.

    À Folha Rubalcaba afirmou no ano passado que a derrota da organização terrorista havia sido o resultado de uma combinação de fatores, como as ações policiais e a condenação internacional.

    A Espanha deteve e isolou a liderança do ETA e, em paralelo, incentivou o debate social sobre o grupo. "Foi importante que o País Basco dissesse que o ETA não lutava por sua libertação", disse.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024