• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 20:44:05 -03

    Vantagem de candidato de centro cai no 2º turno da França, diz pesquisa

    DA REUTERS

    05/04/2017 23h48

    Joel Saget/AFP
    Fotomontagem com a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, e o centrista Emmanuel Macron
    A candidata da extrema direita, Marine Le Pen, e o centrista Emmanuel Macron

    A vantagem do centrista Emmanuel Macron em um eventual segundo turno na eleição à Presidência da França caiu, mostram pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quarta-feira (5). Ele continua, no entanto, à frente dos adversários no pleito, que ocorre no próximo dia 23.

    Os levantamentos foram divulgados um dia após debate entre os candidatos ao cargo. Segundo o instituto Harris Interactive, Macron segue numericamente na liderança na primeira rodada eleição, com 25% dos votos, seguido pela conservadora Marine Le Pen, com 24%. A intenção de voto dos dois oscilou negativamente um ponto percentual em relação à sondagem anterior, feita no dia 23 de março.

    No segundo turno, a diferença entre os candidatos diminuiu seis pontos. No mês passado, Macron vencia por 65% a 35%. Se a eleição fosse hoje, o placar seria de 62% a 38%, mostra o levantamento.

    Parte da pesquisa foi feita após o debate de quatro horas na terça-feira (4), o segundo da campanha.

    Com um discurso afiado na transmissão, o candidato da extrema-esquerda Jean-Luc Melenchon cresceu na pesquisa, de 13,5% para 17%, aproximando-se do conservador e antes favorito Francois Fillon, que manteve os 18%.

    A campanha de Fillon enfrenta dificuldades desde o surgimento de acusações envolvendo ele e sua família. No mês passado, o candidato foi indiciado por corrupção.

    Os resultados do instituto Harris são similares ao de outra pesquisa divulgada nesta quarta, pela BFM TV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024