• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 02:38:30 -03

    Grupo separatista basco ETA confirma que conclui desarmamento no sábado

    DA AFP, EM BAYONNE (FRANÇA)

    06/04/2017 22h08

    O grupo separatista basco ETA confirmou que concluirá no sábado (8) seu desarmamento em carta publicada pela rede de televisão britânica BBC. Com isso, a organização acabará com o conflito de 40 anos que deixou 800 mortos.

    Na correspondência desta quinta-feira (6), os separatistas convocaram manifestações em Bayonne, na parte francesa do País Basco, para evitar que "os inimigos da paz" frustrem a iniciativa da direção do grupo.

    Vincent West/Reuters
    Pedestre passa por mural pedindo a liberação dos integrantes do ETA em Amorebieta, na Espanha
    Pedestre passa por mural pedindo a liberação dos integrantes do ETA em Amorebieta, na Espanha

    Segundo integrantes da equipe de desarmamento, o ato consistirá na comunicação à Justiça francesa da localização dos esconderijos das armas. O arsenal teria 130 armas e 2 toneladas de explosivos e estaria do lado francês.

    Mais de 4.500 pessoas se somaram em dois dias a um manifesto promovido, entre outros, pela associação de vítimas do ETA nesta quinta (6), no qual pedem um fim sem impunidade ao grupo separatista armado basco.

    No texto, eles consideram a entrega do armamento uma ação midiática e de propaganda. "A primeira coisa que deve se exigir da organização terrorista, e de seu enredo político, é a condenação da história de terror do ETA".

    O grupo armado havia anunciado sua renúncia à violência em outubro de 2011 após mais de quatro décadas de luta armada pela independência do País Basco e de Navarra, durante as quais foi acusado de 829 homicídios.

    Até agora, o grupo rejeitava o desarmamento e a dissolução exigida por Paris e Madri e pedia uma negociação sobre a situação de seus presos. Porém, o governo basco anunciou que o grupo estava preparado para se desarmar em março.

    Este gesto de sábado será acompanhado por celebrações organizadas por associações e partidos bascos em Bayonne, no sudeste da França.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024