• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 12:18:38 -03

    Governo e tribo indígena mexicana recorrem contra muro de Trump

    DA AFP

    08/04/2017 13h15

    Pedro Pardo - 25.mar.2017/AFP
    People visit the Tohono O'odham temple near the US-Mexican border on March 25, 2017, in the Altar desert in Sonora, along the Arizona border in northern Mexico. / AFP PHOTO / Pedro Pardo / MORE PICTURES IN AFP FORUM ORG XMIT: PPP1537
    Templo Tohono O'odham, no deserto do Altar, em Sonora, próximo a fronteira com os EUA

    O governo mexicano e a tribo indígena Tohono O'odham, que vive em uma zona desértica entre México e Estados Unidos, apresentaram à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) uma petição contra o muro fronteiriço que o presidente americano, Donald Trump, planeja construir.

    As duas partes apresentaram na sexta-feira (7) "uma petição ante a CIDH, a fim de deter a construção do muro fronteiriço", informou um comunicado divulgado neste sábado pela liderança indígena.

    O polêmico muro com o qual Trump promete deter imigrantes ilegais, criminosos e drogas afetaria uma área entre o estado mexicano de Sonora e o americano Arizona.

    No passado, o território pertencia inteiramente ao México, mas foi dividido depois da guerra de 1847 com os Estados Unidos. No entanto, os Tohono O'odham transitam livremente por ele graças a um acordo bilateral.

    A petição perante a CIDH pede o respeito de diferentes instrumentos internacionais, sobretudo o artigo 36 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

    "Os povos indígenas, particularmente aqueles que estão divididos por fronteiras internacionais, têm o direito de manter e desenvolver os contatos, as relações e a cooperação (...) através das fronteiras", cita o comunicado.

    Ao apresentar a petição perante a CIDH, a governadora tradicional da comunidade indígena, Alicia Chuhuhua, explicou que o muro "destruiria o ecossistema tão importante para os membros de sua tribo".

    Por sua vez, Jaime Martinez Veloz, comissário do governo mexicano para o diálogo com os povos indígenas, destacou que, se os Estados Unidos violarem os instrumentos no tema, "não seria apenas um golpe para a etnia, mas também para o direito internacional e as Nações que integram a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a ONU (Organização das Nações Unidas)".

    Os Tohono O'odham se pronunciaram contra o muro de Trump e na semana passada a AFP acompanhou uma cerimônia na qual com danças e canções ancestrais invocaram o seu totem, a águia.

    Cerca de 3.000 tohonos vivem na região, a grande maioria do lado americano e, embora eles possam transitar livremente pela fronteira, seus movimentos foram limitados nos últimos anos por uma cerca fronteiriça já existente.

    Há alguns anos, a tribo cruzava por nove portões fronteiriços ao longo de 120 quilômetros, mas agora só resta um.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024