• Mundo

    Friday, 03-May-2024 07:55:47 -03

    Governo Trump

    Trump avisou Xi sobre ataque à Síria 'enquanto comiam bolo de chocolate'

    DE SÃO PAULO

    12/04/2017 15h00

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu em entrevista à emissora Fox Business News transmitida nesta quarta-feira (12) o momento em que avisou o presidente da China, Xi Jinping, sobre os bombardeios contra uma base aérea na Síria.

    Os ataques americanos contra o regime sírio ocorreram na última quinta-feira (6) à noite, madrugada de sexta (7) na Síria. Trump ordenou os bombardeios após ver imagens de civis sofrendo os efeitos de agentes tóxicos após um bombardeio supostamente ordenado pelo ditador Bashar al-Assad –ele nega ser responsável pelo ataque.

    Carlos Barria - 07.abr.2017/Reuters
    U.S. President Donald Trump (L) and China's President Xi Jinping walk along the front patio of the Mar-a-Lago estate after a bilateral meeting in Palm Beach, Florida, U.S., April 7, 2017. REUTERS/Carlos Barria ORG XMIT: WAS117
    Donald Trump (à esq.) e Xi Jinping no resort de Mar-a-Lago na sexta (7)

    No momento do ataque, Trump participava de um jantar com Xi no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. Segundo o relato de Trump, os dois estavam comendo sobremesa ("o pedaço de bolo de chocolate mais lindo que você já viu") quando ele avisou o líder chinês sobre os bombardeios.

    Segundo o republicano, Xi ficou sem reação em um primeiro momento e pediu que seu tradutor repetisse a informação, mas que depois teria ficado "OK" com os bombardeios.

    Leia, abaixo, o trecho da entrevista em que Trump fala sobre seu encontro com Xi.

    *

    "Eu estava sentado na mesa. Nós tínhamos terminado o jantar. Nós estávamos comendo a sobremesa. Nós estávamos comendo o pedaço de bolo de chocolate mais lindo que você já viu [mostrando com as mãos o tamanho do pedaço], e o presidente Xi estava gostando.

    Eu recebi a mensagem dos generais de que os navios estavam preparados, o que você quer fazer'? E nós ordenamos o ataque, então os mísseis estavam a caminho. E eu falei: senhor presidente, deixe-me explicar-lhe uma coisa. Isso foi durante a sobremesa. Nós acabamos de lançar 59 mísseis, que, por sinal, inacreditavelmente, a centenas de milhas de distância, todos atingiram o alvo, incrível.

    É muito incrível. É brilhante. É genial. Nossa tecnologia, nosso equipamento, é melhor que o de qualquer um multiplicado por cinco. Eu digo, olha, nós temos, em termos de tecnologia, ninguém nem chega perto de competir.

    (...) (A entrevistadora pergunta a Trump qual foi a reação de Xi Jinping.)

    Daí ele parou por dez segundos e depois perguntou ao intérprete que por favor repetisse. Eu pensei que aquilo não era um bom sinal. Aí ele me falou, qualquer um que use gases –você pode quase dizer ou qualquer outra coisa– mas qualquer um que fosse tão brutal e usasse gases para fazer aquilo contra crianças e bebês, é OK.

    Ele ficou OK com isso [os bombardeios contra a Síria]. Ele ficou OK."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024