• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 22:05:58 -03

    Governo Trump

    Coreia do Norte é um 'problema que será resolvido', afirma Trump

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    13/04/2017 17h02 - Atualizado às 15h25

    Kevin Lamarque-3.fev.17/Reuters
    Donald Trump nos jardins da Casa Branca, em Washington (EUA
    Donald Trump nos jardins da Casa Branca, em Washington (EUA

    O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que a Coreia do Norte é "um problema que será resolvido".

    A declaração foi feita horas após o o lançamento no Afeganistão da "mãe de todas as bombas", a maior arma não nuclear dos EUA, e uma semana depois do bombardeio norte-americano à base aérea síria Al Shayrat, no último dia 7.

    Indagado se a ação militar no Afeganistão manda uma mensagem ao governo norte-coreano, no dia em que imagens de satélite revelaram que o país está pronto para mais um teste nuclear, Trump afirmou que isso não fazia diferença. "A Coreia do Norte é um problema, um problema que nós resolveremos."

    Após a declaração de Trump, o vice-chanceler da Coreia do Norte, Han Song Ryol, disse que o país está preparado para lançar ataques preventivos caso os Estados Unidos demonstrem qualquer sinal de agressão.

    "Nós iremos para a guerra se eles escolherem", disse Han nesta sexta-feira (14). Também nesta sexta, o Exército norte-coreano ameaçou "devastar impiedosamente" os EUA caso o país realize algum ataque.

    A situação entre os dois países se agravou no domingo (9), quando o governo americano enviou um porta-aviões para a península coreana após Pyongyang disparar um míssil no Mar do Japão.

    Além disso, imagens de satélite revelaram que o regime do ditador Kim Jong-un está preparado para conduzir um novo teste nuclear.

    Segundo especialistas da organização, que monitora a situação no país, imagens aéreas mostram uma atividade contínua de funcionários em instalações da base de Punggye-ri. Desde 2006, o regime norte-coreano realizou cinco testes nucleares no local.

    KCNA - 15.mar.2016/Reuters
    O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, observa ogiva de míssil balístico após lançamento
    O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, observa ogiva de míssil balístico após lançamento

    CHINA

    Na terça (11), Trump já havia dito no Twitter que os EUA "resolverão o problema" da Coreia do Norte sozinhos caso a China, aliada do regime de Pyongyang, não colabore.

    "A Coreia do Norte está querendo confusão. Se a China quiser ajudar, seria ótimo. Se não, nós resolveremos o problema sozinhos!", disse o republicano, que se reuniu na semana passada na Flórida com seu colega chinês, Xi Jinping. "Eu expliquei para o presidente da China que um acordo comercial com os EUA será muito melhor se eles resolverem o problema da Coreia do Norte!"

    Trump vem acusando a China de praticar concorrência desleal e prometeu impor barreiras comerciais para proteger os empregos nos EUA. Analistas avaliam que o discurso belicoso de Trump contra a Coreia do Norte pode ser uma estratégia para tentar aumentar seu poder de barganha contra Pequim.

    Raio-x Coreia do Norte
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024