• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 07:17:01 -03

    Coreia do Norte fracassa em tentativa de lançar míssil, diz Pentágono

    DA FRANCE PRESSE

    15/04/2017 20h55

    A Coreia do Norte tentou sem sucesso lançar um novo míssil, informou na noite deste sábado (manhã de domingo pelo horário local) autoridades dos EUA e da Coreia do Sul.

    "A Coreia do Norte tentou testar um novo tipo de míssil não identificado na área de Simpo, na província de Hamkyong do Sul, mas suspeitamos que o lançamento fracassou", disse o Ministério da Defesa sul-coreano em comunicado, acrescentando que o teste está sendo analisado mais detalhadamente.

    ANÁLISES

    O Departamento de Defesa dos Estados Unidos também confirmou que a Coreia do Norte lançou o que parecia ser um míssil e também disse que o lançamento falhou "quase que imediatamente".

    "O Comando do Pacífico dos EUA detectou e rastreou o que consideramos que era um míssil norte-coreano lançado às 11:21 AM hora do Havaí (21H21 GMT) de 15 de abril", informou um porta-voz do Comando, Dave Benham.

    "O lançamento do míssil balístico ocorreu perto de Sinpo (província de Hamkyong do Sul). O míssil caiu quase que imediatamente", acrescentou.

    O lançamento fracassado acontece um dia depois de a Coreia Norte exibir cerca de 60 mísseis —incluindo o que é suspeito de ser um novo míssil balístico intercontinental —- no grande desfile militar que celebrou o 105º aniversário do fundador do país, Kim Il-Sung.

    As ambições atômicas de Pyongyang têm concentrado, nas últimas semanas, grande parte das atenções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que promete uma postura dura contra o país e ameaça uma ação unilateral se a China não ajudar a reduzir o programa nuclear de seu vizinho.

    Com o aumento das hostilidades na região, Trump enviou um grupo de ataque de porta-aviões à península coreana, enquanto a Coreia Norte lançou foguetes.

    Pyongyang já organizou cinco testes nucleares, dois deles no ano passado, e a análise de imagens de satélite sugere que o país pode estar se preparando para um sexto.

    Funcionários da inteligência americana alertaram que a Coreia do Norte pode levar menos de dois anos para alcançar a capacidade de atacar os Estados Unidos em seu território.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024