• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 03:35:08 -03

    Parlamento britânico aprova eleições antecipadas em junho

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    19/04/2017 11h31

    O Parlamento britânico aprovou nesta quarta-feira (19), por 522 votos a 13, o plano da primeira-ministra Theresa May de realizar uma eleição nacional antecipada.

    O Reino Unido só teria uma eleição nacional em 2020, mas May disse nesta terça-feira (18) que gostaria de antecipar a votação para 8 de junho deste ano como uma forma de fortalecer a posição do governo nas negociações com a União Europeia sobre a saída do Reino Unido do bloco.

    Stefan Wermuth /Reuters
    A premiê britânica, Theresa May, pede eleições antecipadas em frente à residência oficial em Londres
    A premiê britânica, Theresa May, pede eleições antecipadas em frente à residência oficial em Londres

    A premiê precisava do apoio de mais de dois terços dos 650 membros do Parlamento para conseguir aprovar a eleição antecipada.

    Faltam apenas sete semanas para a votação e a campanha será curta, um alívio para os eleitores, que retornarão às urnas após três eleições muito importantes em menos de três anos: o referendo de independência da Escócia de setembro de 2014, as eleições gerais de maio de 2015 e o referendo sobre a UE de junho de 2016.

    "Pedirei aos britânicos um mandato para completar o "brexit" e fazer dele um sucesso", disse May no Parlamento.

    A saída da União Europeia "não tem volta atrás", advertiu a primeira-ministra, que justificou o pedido para antecipar as eleições com a afirmação de que os inimigos do "'brexit' tentam frustrar o processo".

    A oposição concentrou suas críticas na mudança de opinião de May, que até semana passada negara de modo reiterado a possibilidade de antecipar as eleições, que para ela provocariam instabilidade. E agora afirma que não participará em debates durante a campanha.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024