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    Artista cria cão urinando em estátua da Garota Destemida em Wall Street

    PETER HOLLEY
    DO 'WASHINGTON POST'

    01/06/2017 17h04

    Por quase três meses, a estátua "Fearless Girl" [menina destemida] encarou a escultura "Charging Bull" [touro em disparada], um emblemático monumento de mais de três metros de comprimento e três toneladas de peso aos mercados em alta e à prosperidade dos Estados Unidos.

    Esta semana, o artista plástico nova-iorquino Alex Gardega resolveu dar o basta.

    "Vadiando em seu estúdio", Gardega decidiu fazer uma escultura de um cachorrinho urinando, que ele na segunda-feira posicionou ao lado da perna esquerda da "Fearless Girl" atraindo espectadores curiosos e zangados e dando início à mais recente escaramuça na guerra das estátuas de Wall Street.

    O nome da escultura: "Pissing Pug" [pug mijão]. (Ainda que Gardega tenha dito à rede de TV NBC que ela se chamava "Sketchy Dog" [cachorro dúbio]).

    "A lógica é autoexplicativa", disse Gardega ao "Washington Post". "O cachorro que invade o espaço da menina é um reflexo da invasão dela ao espaço do touro".

    "Conheço uma pessoa que conhece o artista que esculpiu o touro, e por isso sei o quanto ele trabalhou naquilo", acrescentou Gardega. "Ele gastou US$ 350 mil do seu dinheiro pessoal na escultura, e a estátua da 'Fearless Girl' muda o significado do trabalho dele".

    A estátua de 1,20 metro de altura foi colocada diante do touro de bronze em 7 de março, perto do primeiro aniversário do índice SHE de diversidade de gêneros, que acompanha a diversidade de gêneros nas empresas norte-americanas. A estátua foi encomendada pela companhia de investimento State Street Global Advisors (SSGA), para servir como campanha publicitária.

    Kristen Virsal, uma artista do Delaware, esculpiu a estátua de bronze, retratando uma menina de maria-chiquinha e com o vestido inflado pelo vento encarando com destemor a besta selvagem que está diante dela, de acordo com uma reportagem de Katie Mettler publicada no mês passado pelo "Washington Post".

    "Nosso foco era uma declaração quanto ao futuro de Wall Street", disse Visbal à rede de notícias CNN Money. "Queríamos aquele contraste maravilhoso".

    O projeto é sobre "o poder da mulher", ela disse - uma mensagem aos conselhos das empresas de Wall Street nos quais poucas mulheres encontram espaço, afirmando que "estamos aqui, seremos ouvidas, e somos permanentes".

    A placa na base de "Fearless Girl" diz "conheça o poder da mulher na liderança. SHE [ela] faz a diferença".

    A estátua se tornou atração turística na ponta sul de Manhattan; no Instagram, mais de 25 mil fotos têm a tag "#fearlessgirl". O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, permitirá que a estátua temporária fique no Bowling Green Park até fevereiro de 2018.

    Arturo di Modica, o criador do touro, disse à Associated Press no mês passado que vê "Fearless Girl" como um "truque publicitário" que altera a mensagem de sua lendária obra ao dar a entender que as duas estátuas estão envolvidas em um confronto conflituoso.

    Norman Siegel, advogado de Di Modica e ex-diretor da União pelas Liberdades Civis de Nova York, disse ao "Washingtion Post" que enviou notificações à prefeitura de Nova York e à SSGA de que estátua violava os direitos de seu cliente, sob a lei de direitos autorais.

    Siegel disse não ter recebido resposta até agora.

    "Minha esperança, então, era resolver a disputa amigavelmente", ele declarou, apontando para o fato de que ainda não abriu um processo. "O silêncio, da parte da cidade e da SSGA, fala por si. Estou desapontado porque estava tentando evitar um litígio, se possível".

    Gabriel Koren, artista que criou uma estátua do abolicionista Frederick Douglas, que contempla o Harlem de sua posição no Central Park, disse ao "Washington Post" que compreende que uma obra de arte concorrente - e posicionada sem permissão - possa representar um sério problema para um artista.

    "Toda escultura precisa de espaço. Essa é a natureza da escultura", ela disse. "Se alguma coisa mais for colocada lá, a peça muda". Koren disse que "Fearless Girl" é "bonitinha", mas "não se pode defender os direitos da mulher à custa dos direitos do artista. Cada direito é igualmente importante. E digo isso como mulher".

    Com a guerra das estátuas em pausa, Gardega decidiu agir, em defesa de seu colega escultor. Ele fez a escultura do cachorro muito rápido, disse, e afirmou ter feito um trabalho precário propositadamente, para indicar a falta de méritos de "Fearless Girl" diante da estátua do touro.

    "Fiz a estátua em duas horas, e ela parece ter sido feita em duas horas", disse Gardega.

    Ele tem talento para produzir obras de arte que provocam manchetes. Em 2012, o provocador, que trabalha em Brooklyn, lançou um molho temperado inspirado no financista fraudulento Bernie Madoff, chamado "Bernie in Hell" [Bernie no inferno], de acordo com o jornal nova-iorquino "Daily News". Ele também é conhecido por produzir figurinhas da cidade de Nova York para troca, e por pintar a Capela Sistina no teto de seu apartamento, segundo o mesmo jornal.

    Muitas das mulheres reunidas em torno de "Pissing Pug" e "Fearless Girl" na segunda-feira não pareciam convencidas de que a obra de Gardega não contivesse traços de misoginia, de acordo com o jornal "New York Post".

    "Essa é uma jogada escrota. Desde quando isso é arte?", disse uma mulher não identificada ao jornal.

    Algumas pessoas chegaram a chutar a estátua, e a danificaram, disse Gardega.

    Quando a notícia sobre a estátua do cachorro incontinente se espalhou pela mídia social, a escultura não demorou a se transformar em um novo foco da batalha incessante sobre igualdade de gêneros, poder e respeito em Wall Street.

    Gardega disse que rejeita a ideia de que a estátua da menina seja um símbolo feminista, e não se preocupa com as reações adversas despertadas pela sua estátua do cachorro.

    "Sou nova-iorquino da velha guarda, e por isso não me abalo facilmente", ele disse. "Recebo muitas mensagens hostis. Mas acho que o ponto que estou defendendo é válido. Acredito totalmente em minha posição sobre a estátua do cachorro e em minha posição sobre a escultura de Arturo".

    Gardega disse que planeja reparar a estátua, que ele retirou de Wall Street depois de algumas horas, na segunda-feira. O motivo? O trabalho do cachorro ainda não acabou, segundo ele.

    "Vou recolocar a estátua lá na semana que vem", disse o escultor.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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