• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 21:38:44 -03

    Irã prende 41 por ligação com ataques em Parlamento e mausoléu

    DA REUTERS

    09/06/2017 11h17

    Autoridades do Irã prenderam 41 suspeitos por ligação com os ataques terroristas que tiveram como alvos o Parlamento iraniano e o mausoléu do aiatolá Ruhollah Khomeini, líder da Revolução Islâmica de 1979, afirmou nesta sexta-feira (9) o Ministério do Interior do país.

    Na quarta (7), um atentado duplo com atiradores e homens-bomba em Teerã deixou 17 mortos e 42 feridos. A facção terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos ataques.

    "Com a ajuda de forças de segurança e das famílias dos suspeitos, 41 pessoas ligadas aos ataques e ao Estado Islâmico foram presas em diferentes províncias", informou o Ministério do Interior, segundo a TV estatal do Irã. "Muitos documentos e armamentos também foram apreendidos."

    As duas ações foram as primeiras em solo iraniano reivindicadas pelo EI, que segue o ramo sunita do islã. O Irã é majoritariamente xiita e visto como inimigo pelos extremistas. Teerã também apoia grupos armados que combatem a facção terrorista na Síria e no Iraque.

    Também nesta sexta, uma multidão participou em Teerã do funeral das vítimas do atentado. Algumas pessoas gritavam "morte à Arábia Saudita e à América", além de slogans contra Israel.

    O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que os ataques devem aumentar o ódio da população iraniana contra a Arábia Saudita, o principal poder sunita da região, e os EUA.

    "Os ataques não prejudicarão a determinação da nossa nação em lutar contra o terrorismo, mas aumentarão o ódio contra os governos dos Estados Unidos e as suas marionetes na região, como os sauditas", disse Khamenei. A Arábia Saudita nega envolvimento na ação.

    Assista ao vídeo

    TIROS E BOMBAS

    O Parlamento estava em sessão no momento em que atiradores invadiram o local e fizeram reféns. Um dos invasores se explodiu. O edifício em Teerã foi cercado por policiais e houve troca de tiros, que durou mais de três horas e terminou com alguns mortos e dezenas de feridos, além de quatro terroristas mortos no local.

    Pouco após o início do ataque no Parlamento, um homem-bomba se explodiu e outro suspeito foi morto a tiros próximo ao mausoléu de Khomeini, alguns quilômetros ao sul de Teerã. Segundo alguns relatos, o ataque deixou um segurança morto e quatro pessoas feridas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024