• Mundo

    Sunday, 12-May-2024 21:40:40 -03

    Por causa de 'conversa suspeita', piloto faz pouso de emergência na Alemanha

    DA AFP
    DE SÃO PAULO

    10/06/2017 21h04

    Josep Lago - 6.jun.2016/AFP
    (FILES) This file photo taken on June 06, 2016 shows an airplane of the British lowcost airline Easyjet preparing to land at Barcelona airport. EasyJet's losses grew significantly in the first half due to the Brexit-fuelled slump in the pound and the later timing of Easter, the British low-cost airline said on May 16, 2017. / AFP PHOTO / Josep LAGO ORG XMIT: JL015
    Avião da companhia aérea Easyjet prepara-se para pousar no aeroporto de Barcelona

    Um voo Easyjet fez um pouso de emergência neste sábado (10) à noite em Colônia, na Alemanha, por causa de uma "conversa suspeita" ouvida a bordo e uma bagagem, e três passageiros foram detidos, de acordo com a polícia regional.

    Partindo de Ljubljana (capital de Eslovenia) com destino a Londres, o piloto do avião optou por pousar a aeronave depois que passageiros informaram a tripulação "que vários homens falavam de assuntos terroristas", indicou à AFP um porta-voz da polícia, sem fornecer mais detalhes sobre o conteúdo da conversa.

    Após o pouso em uma área de segurança do quinto maior aeroporto da Alemanha, por volta das 18h (13h de Brasília), a polícia alemã fez desembarcar os 151 passageiros por tobogãs de emergência e isolou uma mochila pertencente aos suspeitos, que agentes do esquadrão anti-bomba detonaram.

    Os três homens foram entregues à polícia criminal de Colônia, mas nenhuma informação foi dada sobre o conteúdo da bagagem ou sobre a realidade da ameaça terrorista.

    O tráfego aéreo foi interrompido durante três horas e dez voos foram desviados nesse período, enquanto 20 partidas foram adiadas.

    ALERTA

    Os atentados terroristas na Europa acenderam o alerta para quaisquer manifestações que autoridades julguem suspeitas.

    O repórter da Folha, Diogo Bercito, foi retido no aeroporto de Manchester no último dia 24 por estar lendo o livro "The Isis Apocalypse", de William McCants, sobre a ideologia da organização terrorista Estado Islâmico, que reivindicou a explosão no show da cantora americana Ariana Grande.

    "Soube que você estava lendo um livro. Posso ver?", perguntou uma policial no controle de passaportes do aeroporto de Manchester.

    Depois explicou: um passageiro havia se sentido desconfortável com a leitura durante as duas horas de voo.

    NENHUM EXPLOSIVO

    A polícia alemã anunciou neste domingo (11) que nenhum explosivo foi encontrado no avião da Easyjet que fez um pouso de emergência neste sábado (10) em Colônia, no oeste da Alemanha, por causa de uma "conversa suspeita" ouvida a bordo.

    Três passageiros britânicos, com 31, 38 e 48 anos, detidos após o pouso, continuavam a ser interrogados pela polícia. Segundo as autoridades, nenhum deles era conhecido dos serviços de segurança.

    Os três homens foram entregues à polícia criminal de Colônia, que os interrogava sobre "suspeitas de planejamento de crime grave contra o Estado", expressão usada para atentados.

    Em um comunicado, a EasyJet indicou que o pilotou "decidiu desviar o voo por precaução, a fim de fazer com que a aeronave passasse pelo controle de segurança".

    A polícia inspecionou o avião com cães farejadores e não encontrou nada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024