• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 22:52:34 -03

    Análise

    Eleição francesa culmina em tragédia política para Partido Socialista

    JOÃO BATISTA NATALI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    11/06/2017 18h35

    O primeiro turno das eleições legislativas francesas de 2017, neste domingo (11), será lembrado como tragédia para o Partido Socialista.

    A legenda deverá eleger no máximo 25 dos 577 deputados à Assembleia Nacional. Será um poço bem mais profundo que o de 1993, quando o PS preencheu somente 57 cadeiras.

    Esse declínio era previsível depois das eleições presidenciais de 7 de maio, quando o socialista Benoit Hamon —que não conseguiu passar para o segundo turno neste domingo— recebeu apenas 6,4% dos votos e não se classificou para o turno final, vencido pelo centrista Emmanuel Macron.

    O desempenho pífio já era o resultado dos enganos derivados do divórcio entre o partido e o eleitorado francês de esquerda.

    Há, em primeiro lugar, a imagem morna e pouco convincente do presidente socialista Fraçois Hollande (2012-2017), que abriu o corredor para as derrotas que começaram com as eleições municipais de 2014.

    O sentimento difuso entre os eleitores de esquerda era o de que o PS não trazia mais nada de viável para oferecer. A taxa de desemprego, que é o índice mais visível numa sociedade de abundância material, subiu com Hollande de 9,8% para 10,3%.

    E a França, com uma máquina estatal pesada e pouco eficiente, deixou aos poucos as posições mundiais de que se orgulhava em setores como o ensino público e a alta tecnologia industrial.

    Esse declínio foi lento, mas, apesar disso, vivenciado num clima de polarização durante o qual, depois de François Mitterrand (1981-1995), os socialistas se colocavam como alternativa viável ao liberalismo de direita que prevaleceu durante os mandatos presidenciais de Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy (1995-2012).

    A safra da derrota que está sendo agora colhida tem algo a ver com a diretriz oscilante do partido ao longo do último quinquênio. O PS chegou a ter um secretário-geral, Harlem Désir, que atacava a CDU-CSU alemã por seu conservadorismo social. Mas a seguir o partido escorregou para uma linguagem mais próxima à do trabalhismo britânico de Tony Blair.

    Optar por um percurso ideologicamente inverso tampouco traria bons resultados eleitorais. O PS se confundiria com o hoje minúsculo Partido Comunista e com o grupo liderado por Jean-Luc Mélennchon, que agora obtiveram 14% dos votos e farão não mais que 23 deputados.

    De qualquer modo, está aberto um imenso espaço para a discussão interna do que deva ser uma formação moderada de esquerda francesa.

    Por enquanto, resta lamentar, como o fez na noite deste domingo o secretário-geral do PS, o deputado parisiense Jean-Christophe Cambadélis.

    "Nossa democracia não pode se dar ao luxo de adoecer", declarou ele, referindo-se aos efeitos da unanimidade artificial que se formou em torno do presidente Emmanuel Macron.

    Editoria de Arte/Folhapress
    1º turno das eleições legislativas na França
    1º turno das eleições legislativas na França
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024