• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 15:01:55 -03

    Israel condena voto do Brasil na Unesco

    CLÓVIS ROSSI
    COLUNISTA DA FOLHA

    15/06/2017 13h05

    Ronen Zvulun - 10.jun.2014/Reuters
    Reuven Rivlin, a former speaker of parliament, raises his glass in a toast during his speech after he was elected Israel's president at the Knesset, Israel's parliament, in Jerusalem June 10, 2014.
    O presidente de Israel, Reuven Rivlin, em foto de 2014

    O presidente de Israel, Reuven Rivlin, reclamou nesta quinta-feira (15) diretamente ao novo embaixador brasileiro, Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, do voto do Brasil na Unesco a favor de resolução que nega a soberania israelense sobre qualquer parte de Jerusalém.

    O voto foi dado no dia 2 de maio a partir de documento apresentada por países árabes. Israel é tratado no texto como "poder ocupante" em Jerusalém e que, portanto, não teria nenhum laço histórico ou legal com qualquer parte da cidade.

    Israel considera Jerusalém sua capital, una e indivisível, mas os palestinos reivindicam a parte oriental como a capital de seu eventual futuro Estado.

    O Brasil foi um dos 22 países que votaram a favor da resolução do braço da ONU para Educação e Ciência. Houve 23 abstenções, 10 votos contra e três ausências.

    Rivlin aproveitou a cerimônia de entrega de credenciais de quatro novos embaixadores, entre eles o do Brasil, para fazer a crítica, o que revela o grau de irritação do governo israelense. Esse tipo de ato em geral serve para platitudes a respeito das boas relações entre os países nele representados.

    O presidente começou de fato a seguir a rotina, ao dizer que as relações entre Israel e o Brasil "são muito importantes" e ao acrescentar que elas estão sendo ampliadas.

    Mas não deixou de cobrar uma mudança no voto brasileiro: "Não há um só brasileiro que não saiba da conexão entre o povo judeu e Jerusalém. Nem mesmo a Unesco pode mudar isso. A decisão deveria ser esquecida, deveria realmente ser modificada e eu peço que o governo brasileiro reconsidere seu voto".

    O embaixador brasileiro preferiu ficar nas platitudes, em sua resposta, pelo menos segundo o comunicado oficial divulgado pela Presidência de Israel:

    "Nossa amizade data da criação do Estado de Israel. Como as relações bilaterais envolvem muitos campos de cooperação e temos que aperfeiçoá-las, me dedicarei à agenda positiva entre os dois países."

    ASSENTAMENTOS JUDAICOS Israelenses ocupam áreas palestinas na Cisjordâniae em Jerusalém Oriental
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024