• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 00:50:48 -03

    Rússia diz que pode ter matado líder do Estado Islâmico na Síria

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/06/2017 06h25 - Atualizado às 08h34

    AL-Furqan - 05.jul.2014/AFP
    (FILES) - An image grab taken from a propaganda video released on July 5, 2014 by al-Furqan Media allegedly shows the leader of the Islamic State (IS) jihadist group, Abu Bakr al-Baghdadi, adressing Muslim worshippers at a mosque in the militant-held northern Iraqi city of Mosul. Iraq claimed on October 11, 2015 to have struck a convoy carrying Islamic State group leader Abu Bakr al-Baghdadi in an air raid near the Syrian border but said his fate was unknown. AFP PHOTO / HO / AL-FURQAN MEDIA == RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / HO / AL-FURQAN MEDIA " - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS FROM ALTERNATIVE SOURCES, AFP IS NOT RESPONSIBLE FOR ANY DIGITAL ALTERATIONS TO THE PICTURE'S EDITORIAL CONTENT, DATE AND LOCATION WHICH CANNOT BE INDEPENDENTLY VERIFIED == ORG XMIT: PR04
    Imagem de Abu Bakr al-Baghdadi, retirada de um vídeo divulgado em julho de 2014

    O ministro da Defesa da Rússia afirmou nesta sexta-feira (16) que um bombardeio, em 28 de maio, pode ter matado Abu Bakr al-Baghdadi, líder da organização terrorista Estado Islâmico (EI).

    O bombardeio tinha como objetivo atacar uma reunião dos líderes do EI, em Raqqa, autoproclamada capital da milícia Síria. Ainda está sendo verificado se Baghdadi foi morto no ataque.

    De acordo com o comunicado, o contingente militar russo na Síria recebeu no fim de maio informações sobre uma reunião dos dirigentes da organização EI na periferia de cidade.

    Assista ao vídeo

    "No dia 28 de maio, após drones serem usados para confirmar a informação no local e horário da reunião de líderes do Estado Islâmico, entre 0h35 e 0h45, forças aéreas russas lançaram um ataque no ponto onde os líderes estavam localizados", afirmou o comunicado.

    "De acordo com informações que agora estão sendo checadas por meio de diversos canais, também estava presente na reunião o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, que foi eliminado como resultado do ataque."

    O encontro teria ocorrido para organizar comboios para a saída de combatentes de Raqqa por meio do corredor sul.

    De acordo com a agência de notícias russa RIA, o chanceler Sergei Lavrov disse que o país não tem 100% de certeza de que Baghdadi morreu no bombardeio.

    A coalizão liderada pelos EUA, que dá apoio a uma campanha de grupos árabes e curdos para expulsar o EI de Raqqa, disse que não poderia confirmar o comunicado russo sobre a morte de Baghdadi.

    O que é Estado Islâmico

    *

    ESTADO ISLÂMICO
    CRONOLOGIA

    1999
    O jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, radical envolvido no conflito entre Afeganistão e URSS, funda o Al-Tawhid wa al-Jihad (Monoteísmo e Jihad, em árabe)

    20.mar.2003
    Coalizão liderada pelos EUA invade o Iraque para impedir suposto programa nuclear do regime de Saddam Hussein. Guerra durou até 2011, quando governo americano iniciou retirada das tropa

    2004
    Zarqawi prega lealdade a Bin Laden e a organização passa a se chamar Al Qaeda no Iraque (AQI)

    2006
    Zarqawi é morto por ataques americanos e Abu Ayyub al-Masri e Abu Omar al-Baghdadi assumem a liderança do grupo, que passa a se chamar Estado Islâmico no Iraque (ISI)

    2010
    Com a morte dos dois líderes, a organização passa a ser conduzida por Abu Bakr al-Baghdadi, que havia sido mantido preso pelos EUA entre 2005 e 2009

    Mar.2011
    Começa a guerra civil na Síria, que opõe forças do ditador Bashar al-Assad, grupos rebeldes, curdos e radicais islamitas

    Abr.2013
    Baghdadi anuncia a fusão entre suas forças no Iraque e na Síria e a criação do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isis na sigla em inglês)

    Jun.2014
    Conquista a cidade de Mossul, no Iraque. No dia 29, Baghdadi declara a criação de seu califado

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024