• Mundo

    Friday, 03-May-2024 16:03:44 -03

    Após ciberataque, parlamentares do Reino Unido ficam sem acesso a e-mail

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/06/2017 20h23

    Isabel Infantes - 24.jan.2017/AFP
    The Elizabeth Tower, more commonly known as "Big Ben", and the Houses of Parliament are seen from the south side of the River Thames beside Westminster Bridge in central London on January 24, 2017. The British government must win parliament's approval before starting talks to leave the EU, the Supreme Court ruled Tuesday, in a landmark judgement and setback for Prime Minister Theresa May.
    Prédio do Parlamento britânico e o Big Ben, em Londres

    O Parlamento britânico foi atingido neste sábado (24) por um ciberataque que, segundo os meios de comunicação do Reino Unido, deixou alguns parlamentares sem acesso às suas contas de e-mail.

    "Nesta manhã descobrimos atividade estranha e evidência de uma tentativa de ciberataque em nossa rede de computadores", disseram em nota autoridades da Câmara baixa do Parlamento.

    Segundo o documento, os hackers estavam promovendo um ataque "continuado e firme" em contas parlamentares para tentar descobrir senhas fracas.

    O ministro do Comércio Interno, Liam Fox, afirmou que o ciberataque "não é uma surpresa" e deve servir de alerta a pessoas do país sobre a atividade de hackers.

    Em maio, um ciberataque global afetou milhares de computadores em ao menos 150 países. Com um vírus do tipo hansomware, os hackers conseguiram bloquear arquivos dos usuários e exigir o pagamento de uma quantia em bitcoins, a moeda virtual, difícil de rastrear, para recuperar o acesso.

    O sistema de saúde britânico foi atingido no episódio, provocando transtornos em atendimentos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024