• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 11:46:47 -03

    Protestos contra o G20 impedem Temer de voltar a hotel na Alemanha

    DIOGO BERCITO
    ENVIADO ESPECIAL A HAMBURGO

    07/07/2017 12h51 - Atualizado às 23h46

    Enquanto os líderes das principais economias do mundo se deslocavam para a Filarmônica de Hamburgo para ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven, escoltados pela polícia, manifestantes tomavam as ruas da cidade contra a cúpula do G20.

    A polícia orientou o presidente do Brasil, Michel Temer, a desistir de voltar ao hotel por razões de segurança. Ele foi diretamente à apresentação musical, depois das reuniões do dia. Mais cedo, o grupo das primeiras-damas teve de mudar de planos para evitar os protestos.

    O metrô foi fechado, e todos os acessos foram bloqueados, impedindo inclusive a saída dos participantes.

    A reportagem da Folha foi obrigada a permanecer na área entre manifestantes e as forças de segurança. Uma mulher com criança de colo caminhava por quilômetros em busca de uma saída, exposta aos embates na rua.

    A tática da polícia é conhecida como "kettling", ou "chaleira de Hamburgo", e foi utilizada pela primeira vez na cidade em 1986.

    Manifestantes são isolados por horas em pequenos grupos, sem acesso a comida ou banheiro, para evitar sua mobilização e a depredação.

    A estratégia, criticada por órgãos humanitários, foi aplicada pela PM em São Paulo nas manifestações contra a Copa do Mundo, em 2014.

    Uma policial ouvida pela reportagem em Hamburgo, questionada pela razão da tática, disse que sua prioridade era proteger os líderes, e não o restante das pessoas.

    Ao menos 160 policiais ficaram feridos e 70 pessoas foram detidas, segundo a agência Reuters. Dezenas de carros foram incendiados.

    Diversas lojas em regiões de protestos colocaram cartazes nas janelas pedindo para serem poupadas —mesmo assim, muitas delas acabaram sendo apedrejadas.

    Houve protestos também nos dias anteriores, e o governo alemão previa 100 mil manifestantes até o fim do evento, neste sábado (8). Há 20 mil policiais deslocados para a proteção da cúpula. O governo de Hamburgo pediu reforços de outras regiões.

    O precedente que preocupa as autoridades é a cúpula do G8 de 2001, em Gênova (Itália), onde 200 mil pessoas entraram em conflito com a polícia. Um manifestante italiano de 23 anos foi morto.

    O governo alemão chegou a ser criticado nos últimos dias por organizar o G20 em Hamburgo, a segunda maior cidade do país, atrás de Berlim. As cúpulas, em geral, são realizadas em regiões mais afastadas do centro e mais fáceis de controlar.

    A chanceler Angela Merkel condenou a violência. "Compreendo manifestações pacíficas, mas protestos violentos põem vidas em risco", disse a anfitriã, que deve usar a cúpula para se projetar ainda mais —ela busca o quarto mandato nas eleições de setembro.

    G20 na alemanha
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024