• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 14:34:27 -03

    Popularidade de Trump cai a 36%, diz pesquisa

    DE SÃO PAULO

    16/07/2017 17h59

    Evan Vucci/Associated Press
    Os presidentes Putin (à esq.) e Trump conversam no encontro do G-20 em Hamburgo, na Alemanha
    Os presidentes Putin (à esq.) e Trump conversam no encontro do G-20 em Hamburgo, na Alemanha

    Em quase seis meses de governo, a popularidade de Donald Trump se deteriorou ainda mais desde abril com a percepção dos americanos de que a liderança dos Estados Unidos no mundo se enfraqueceu e a agenda presidencial está paralisada.

    Pesquisa realizada pela rede "ABC News" e o jornal "Washington Post" mostrou que apenas 36% dos americanos aprovam o trabalho Trump à frente da Casa Branca. Em 20 de abril, ele era aprovado por 42%.

    A desaprovação do republicano cresceu cinco pontos desde abril e hoje atinge 52%, sendo que 48% se disseram muito insatisfeitos, índice nunca atingido por ex-presidentes como Bill Clinton e Barack Obama. Somente George W. Bush chegou a esse patamar em seu segundo mandato.

    De acordo com o levantamento, 48% dos americanos acham que a liderança do país no mundo se enfraqueceu desde que Trump assumiu e 27% disseram que ela está mais forte.

    Apesar de sua campanha ter batido na tecla de que ele era um bom negociante e fecharia acordos vantajosos para o país, a maioria da população agora diz não confiar nele quando lida com líderes estrangeiros, em particular o presidente russo Vladimir Putin.

    Agora, 60% acham que a Rússia influenciou a campanha presidencial que o elegeu (antes eram 56%).

    A polêmica envolvendo Putin e a Rússia ganhou novo capítulo há cerca de dez dias, quando o jornal "The New York Times" revelou encontro do filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., com uma advogada russa com conexões com o Kremlin.

    Para 60%, a reunião foi "inapropriada", ainda que metade dos republicanos tenham achado o contrário.

    Metade dos americanos dizem que o governo de Trump está pior que o da maioria de seus antecessores, enquanto um quarto acha que ele está melhor e outro quarto, que está igual.

    A pesquisa foi realizada entre 10 e 13 de julho com 1.001 adultos e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024