• Mundo

    Thursday, 19-Jun-2025 13:29:04 -03

    Em SP, clérigo do Irã defende ditador sírio e diz que EUA patrocinam terror

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    29/07/2017 15h49 - Atualizado às 18h28

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 29-07-2017, 12h00: Aiatola Mohsen Araki, do Ira, discursa durante encontro islamico sobre combate ao terrorismo no Hotel Wyndham Garden Convention, no bairro Santana, em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, MUNDO)
    O aiatolá Mohsen Araki discursa durante encontro islâmico sobre combate ao terrorismo em hotel de SP

    Em uma fala com forte retórica antiamericana, o aiatolá do Irã Mohsen Araki defendeu o regime do ditador sírio, Bashar al-Assad, em um evento sobre terrorismo realizado neste sábado (29) em São Paulo.

    Para o clérigo, "o governo está protegendo o povo sírio". "Divergimos em alguns pontos, mas sabemos que o povo sírio precisa de um governo que os proteja. Antes eles viviam em paz", disse Araki, se referindo ao período anterior à guerra civil iniciada em 2011 e que opõe as forças de Assad (apoiadas por Rússia e Irã) a rebeldes opositores, que têm nos EUA um forte aliado. Ainda em meio a essa disputa há organizações terroristas, como o Estado Islâmico, que resiste em partes da Síria. Segundo Araki, "todos sabem que os americanos patrocinam os grupos terroristas". "Eles tomam nosso dinheiro, implantam desavenças na região e dão armas. Existe um agressor pior do que esse?"

    Publicidade

    Assad governa a Síria desde 2000. Ele sucedeu o pai, o ditador Hafez al-Assad, que liderou os sírios por três décadas.

    Continuar lendo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025