• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 18:28:17 -03

    Presidente diz que Uruguai suspendeu Venezuela por medo de retaliação

    DA FRANCE PRESSE

    10/08/2017 16h25 - Atualizado às 17h09

    Paulo Whitaker/Reuters
    Tabare Vazquez, President of Uruguay, gestures as he attends a meeting with businessmen in Sao Paulo, Brazil, November 21, 2016. REUTERS/Paulo Whitaker ORG XMIT: PW03
    O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, durante evento em 2016

    O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, afirmou nesta quinta-feira (10) que o país aprovou a suspensão da Venezuela no Mercosul por temer retaliação comercial dos outros membros do bloco econômico.

    No sábado (5), o Uruguai acompanhou chanceleres dos países fundadores do Mercosul que decidiram por unanimidade suspender a Venezuela do bloco, na sanção máxima a um país que deixa de respeitar a ordem democrática.

    O Uruguai, que antes tentou evitar sanções contra o governo do ditador Maduro, disse que a ação foi tomada "a favor do povo venezuelano". De acordo com Vázquez, entretanto, o país pensou também em sua própria população.

    "E se isolam o Uruguai no Mercosul?", perguntou Vázquez ao semanário uruguaio "Búsqueda". "E se retaliações prejudicarem os trabalhadores, empresários, o país em geral? Tenho que pensar muito bem. Com o coração em minha utopia, mas com os pés no chão".

    A Venezuela passa por instabilidade há meses após escalada da crise econômica e política. O país protagoniza manifestações quase diárias desde abril, quando o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) –controlado pelo chavismo– assumiu funções da Assembleia Nacional.

    Na semana passada, a Assembleia Constituinte –que deve reescrever a Constituição venezuelana– foi instalada em meio a acusações de fraude e críticas de opositores e da comunidade internacional.

    "Já não tínhamos argumentos dentro do Mercosul para continuar sustentando a posição do Uruguai", disse Vázquez. Segundo ele, Maduro nunca deu "respostas positivas" em relação a possibilidade de dialogar com a oposição antes da instalação da Constituinte.

    Apesar de apoiar a suspensão venezuelana no Mercosul, o Uruguai não se juntou a outros 12 países americanos que se reuniram em Lima, no Peru, na terça (8), e consideraram que a Venezuela rompeu a democracia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024